Cátia Verguete: ensinar a nossa língua lá fora

Cátia Verguete é coordenadora do Ensino de Português do Instituto Camões no Reino Unido e Ilhas do Canal

Cátia Verguete coordena uma rede de professores que ensinam Português em mais de 50 escolas do Reino Unido.

As viagens pelo país a partir de Lisboa, onde nasceu e cresceu, o Natal a norte, na terra da mãe em Oliveira de Frades, e as férias de verão no sul, na terra do pai em Vila Real de Santo António, influenciaram o seu percurso. Por onde passava, notava diferenças na forma como as pessoas falavam e usavam o vocabulário. Desde pequena que essas nuances lhe ficavam no ouvido.

Estudou Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Algarve, fez um estágio profissional na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, seguiu-se a primeira experiência como professora de Português no estrangeiro em Bournemouth, no sul do Reino Unido. Um ano depois, voltou a Portugal para fazer o mestrado em Língua e Cultura Portuguesa, surgiu a oportunidade de concorrer novamente para o estrangeiro, foi colocada na Ilha de Jersey, a maior do Canal da Mancha, onde ficou sete anos a dar aulas. Mas a vontade de voltar a estudar era muita, saiu de Jersey para tirar o doutoramento em Educação na Universidade de Londres.

Neste momento, Cátia Verguete coordena o ensino de Português do Instituto Camões, organização governamental responsável pela cooperação e pela promoção e valorização da língua portuguesa fora de Portugal, no Reino Unido e Ilhas do Canal. Gere uma rede de 27 professores dispersos por mais de 50 escolas inglesas, é responsável pela formação em colaboração com instituições educativas locais. “Também faz parte das minhas funções trabalhar em colaboração com os leitores do Ensino Superior, temos parcerias com 15 universidades.” Coordena, portanto, uma rede desde o Ensino Básico ao Superior.

No início, viu o Português muito virado para a diáspora, depois cada vez mais integrado nos currículos escolares do Reino Unido. As solicitações são muitas, pela qualidade do trabalho, pelos recursos educativos e pedagógicos que o Instituto Camões disponibiliza. “É importante ensinarmos o Português aos nossos alunos, mas também é importante que a escola valorize a língua. Temos escolas no Ensino Primário em que todos os alunos aprendem Português”, refere. É a herança, é a identidade, é o futuro também. Saber Português é importante. “Há muita mobilidade, hoje a vida é aqui, amanhã pode ser ali.”

Cátia Verguete vive em Southampton, onde fundou uma escola comunitária. “Gosto de cá estar, do estilo de vida, da mudança das estações que traz mudança de hábitos.” E gosta de voltar. “Portugal está sempre no meu coração.” Tem aquela sensação de que poderia viver em qualquer parte do Mundo. “A vida é onde nos levar”, diz.

Cátia Verguete
Localização:
Southampton, Reino Unido
Profissão: coordenadora do Ensino de Português do Instituto Camões no Reino Unido e Ilhas do Canal
Idade: 45 anos