Eles sabem a faturação do seu restaurante nos próximos dias

Há variáveis universais, mas a solução é ajustada à especificidade de cada negócio

Solução online de previsão de vendas foi criada por dois empreendedores de Vila Nova de Gaia recorrendo à IA.

Saber quanto um café ou restaurante vai vender nos próximos dias não tem de ser uma utopia. Dois jovens de Vila Nova de Gaia criaram uma solução tecnológica que tem por base um algoritmo de machine learning que permite antecipar vendas e reduzir custos no setor da restauração. A ADECI chegou ao mercado há meses e já está a conquistar clientes de norte a sul do país.

Há uns anos, Telmo Taipa conciliava os estudos na área de Engenharia e Gestão Industrial com o mundo do trabalho, preparando uma simulação 3D de como seria o fluxo de pessoas e como gerir o stock numa cervejaria. O proprietário disse-lhe que era “fantástico”, mas se soubesse o que ia vender no dia seguinte é que era “fixe”.

A ideia ficou. E Telmo juntou-se a um amigo, Helder Pereira, que estudara Engenharia Informática e estava a concluir uma especialização em inteligência artificial (IA), em busca da resposta.

Durante a pandemia os dois empreendedores desenvolveram o algoritmo de machine learning que os diferencia e, em meados do ano passado, a ADECI chegou ao mercado com uma solução inteligente de previsão de vendas que tem em conta variáveis tão diversas como o clima, dados históricos, feriados, férias, eventos, entre outras.

“Disponibilizamos uma solução online que responde essencialmente a três questões: quanto vai faturar nos próximos 14 a 30 dias (em cada um dos dias), quanto vai vender de cada opção do menu e quantos clientes vai receber”, explica Telmo Taipa. Isto permite a quem gere um restaurante, café, bar, takeaway ou outro estabelecimento de restauração otimizar a gestão de encomendas, os recursos humanos de que necessitará, evitar desperdício alimentar e aumentar vendas.

Há variáveis universais, mas a solução é ajustada à especificidade de cada negócio. “Recorremos à inteligência artificial para fazer as previsões de forma personalizada. Cada um dos restaurantes tem um modelo para fazer a previsão das suas vendas e desta forma percebemos tendências e padrões que são únicos”, acrescenta Helder Pereira.

Recentemente a startup venceu o programa de aceleração Rocket Booster, promovido pela Universidade de Aveiro, o que ajudará o negócio a crescer. Para já contam com 16 clientes, nas regiões de Lisboa, Porto, Aveiro e Caldas da Rainha. A cervejaria do início da história é um deles.