Vestir a cama para o frio do outono

Torres Novas | Colcha em favo rosa-velho | 189,99 euros

Sabe distinguir edredões de colchas? E o que são tapa-pés? A estação que acaba de começar exige conhecimentos para que possamos tornar as nossas noites, principalmente as frias, mais aconchegantes. Não tarda temos o inverno à porta. E queremos estar preparados.

Para falar de aconchego na hora de dormir, vamos começar por contar uma história. Por terras nórdicas, existe um pato marinho – o êider – cujas penas, uma das fibras naturais mais quentes do Planeta, o capacitam para enfrentar o inverno escandinavo. Ederduun, em dinamarquês, formou-se através da junção de eder (o animal acima referido) com duun (penugem). Isto porque as penas de êider são usadas na confeção dos edredões mais quentes e, ao mesmo tempo, leves e isolantes. Em França, diz-se édredon, onde o português foi buscar a sua versão: edredão.

Mas, afinal, o que difere entre a colcha e o edredão? Inês Vaz Pinto, sócia e responsável pelo departamento de comunicação da Torres Novas, marca de têxteis lar mais antiga do nosso país, explica. “O edredão é um enchimento cuja função é aquecer.” São construídos em camadas e podem ser feitos a partir de muitos materiais, além das penas. “A capa de edredão, para além de cobrir o recheio, tem uma função de conforto” ao contactar com a nossa pele. Assim sendo, não tem uma missão tão decorativa quanto as colchas. Estas, esclarece Inês, servem “para tapar uma cama, protegendo-a” e decorando-a. “Pode ser mais simples ou trabalhada, mais pesada ou mais leve.”

Assim, podemos assumir que o edredão serve melhor nos meses mais frios e “as colchas podem ser usadas o ano todo, porque as suas funções primárias são a proteção da cama e a vertente decorativa”, considera Inês Vaz Pinto. Em todo o caso, é no outono e inverno que muitas pessoas investem mais na decoração. Uma cama com várias camadas torna o quarto mais acolhedor. A especialista concorda, já que, “estando sobre a cama, a colcha acaba também por servir de cobertor, dando um aconchego maior”. Na hora da escolha, o material ideal é o algodão. A cor deve “ter em conta a decoração do quarto” e, por fim, como qualquer outra compra, “é importante ter presente a qualidade e a durabilidade” da peça.

Para dar as boas-vindas ao frio, o mercado oferece diversas opções para um sono confortável. Atenta, a Torres Novas lançou recentemente a sua primeira coleção de colchas e almofadas que seguem uma tendência crescente: serem feitas com o desenho de favo e 100% algodão lavado, o que confere aos ambientes uma decoração mais leve e descontraída. À medida que as temperaturas vão baixando pode sempre começar a vestir a sua cama com mais camadas e introduzir os edredões. Para completar, pode incluir um tapa-pés. Estes existem para ficar no fundo da cama, como o nome indica, adicionando calor.

Hôma | Edredão básico, branco e clássico | 79,99 euros
Ikea | Capa para edredão e fronhas, branco com linhas pretas básico | 39,99 euros
Gato Preto | Colcha rosa-choque simples | 17,99 euros
Revitex | Manta de cama | 35,90 euros
Sklum | Manta com padrão | 24,95 euros