Um Ford Puma de garras bem afiadas

O Puma, agora que o Fiesta saiu de cena, assume o papel de entrada no universo Ford. E tem sido o modelo mais vendido da marca

O mais pequeno modelo da Ford tem dos mais acertados desenhos da atualidade. Como canta Pedro Abrunhosa, “socorro, é impossível resistir a tanto charme”.

É charmoso, mas igualmente divertido de conduzir, este Ford Puma ST-Line X Gold 1.0 EcoBoost MHEV (sim, é mesmo esta a designação do modelo ensaiado). Com 155 cavalos e 220 Nm de binário, extraídos de um motor 1.0 tricilíndrico apoiado por motor/gerador elétrico, o Puma demonstrou um surpreendente aprumo em estrada.

Compacto, este felino ataca as curvas com precisão e nunca nos deixou ficar mal, mesmo quando exagerámos em traçados mais sinuosos. Diga-se, a bem da verdade, que preferíamos uma direção um pouco mais direta e uma suspensão mais firme. De igual modo, nesta versão de caixa manual, torna-se um pouco difícil gerir o arranque, mas a partir daí esta motorização dá cartas. É até possível rolar a 50 km/hora em sexta velocidade e chegámos ao fim do ensaio com uma média de 7,5 l/100 km.

O interior mistura materiais de qualidade com outros medianos, mas é muito acolhedor e permite a quatro adultos viajarem à vontade. A posição de condução é boa e o equipamento muito correto.

Os preços arrancam nos 23 220 euros (campanha que termina a 31 de dezembro) e param nos 38 mil euros.

  • Dimensões
    Mede 4,22 metros de comprimento, 1,93 de largura e 1,53 de altura. Tem 2,59 metros de distância entre eixos e 456 litros de capacidade na bagageira.
  • Versões
    O Puma está disponível em três níveis de potência (125, 155 e 160 cavalos), caixa manual ou de dupla embraiagem. Podemos escolher entre oito cores.
  • Equipamento
    A unidade ensaiada dispunha de sistema de alerta de saída de estrada, de manutenção na faixa de rodagem e controlo de velocidade adaptativo.