Tudo que é de mais é erro. Até a água nas plantas…

(Foto: DR)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Tenho uma camada de pó branco em cima da terra das minhas plantas. Será bolor?
Carla Santos, pergunta recebida por email

A leitora acertou em cheio. Pela descrição parece-me que estamos mesmo a falar de um invasor muito típico desta altura, o bolor.

Quando nos apercebemos da sua presença ficamos sempre muito preocupados. No entanto, será que é causa para alarme? Sim e não. Vamos entender. O bolor apenas consegue instalar-se nas nossas plantas (mais especificamente na superfície da terra) quando as condições ideais ao seu aparecimento estão reunidas.

Com a chegada do tempo frio as nossas casas tornam-se extremamente húmidas e na tentativa de mantermos a temperatura interna começamos a arejá-las cada vez menos. Estes dois fatores já são, por si só, um convite ao aparecimento de bolor no nosso ambiente. Se a isto ainda juntarmos o facto de a quantidade de luz solar ser muito menor temos a receita perfeita para o aparecimento de bolor.

A diminuição drástica da taxa de fotossíntese nas nossas plantas vai resultar numa diminuição das suas necessidades de água, ou seja, se mantivermos na época fria a frequência de rega que tínhamos nos meses mais quentes vamos ter água estagnada no substrato durante muito mais tempo, o que é o verdadeira catalisador deste “problema”.

A boa notícia é que o bolor não prejudica a nossa planta, conseguem viver em plena harmonia. Penso que é nesta altura que o leitor deve estar de mão no peito em sinal de alívio, acertei? Então, é o melhor momento para lhe dizer que as suas plantas, não tarda, vão começar a definhar. Não por causa do bolor, mas sim pela razão pela qual o bolor apareceu: Rega a mais! Se as raízes das nossas plantas se mantiverem constantemente molhadas ou húmidas vão facilmente apodrecer.

O bolor é portanto um sintoma de um problema grave de “regadorite crónica”. A boa notícia é que a cura é de fácil administração. Vamos regar as nossas plantas só quando o substrato estiver seco. O bolor, muito dificilmente, estará confortável para se desenvolver.

Até ao próximo consultório e não se esqueça, dê descanso ao seu regador, use-o com moderação.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].