Não precisa de esperar pelas decisões de Ano Novo para melhorar o seu estilo de vida. Com um bom colchão ou tapete pode começar já a fazer exercício físico. A ideia até pode entrar na lista de prendas.
O seu dia começa cedo e termina tarde. Parece que as 24 horas não chegam para uma agenda tão preenchida. Ou, então, prefere ficar no conforto do seu lar a ter de sair de casa. Mas também sabe que o exercício físico diário é fundamental para uma vida saudável. Hoje, é fácil ter um ginásio em casa. “Tudo vai depender das dimensões do espaço e orçamento disponível”, diz-nos Filipe Cachada, personal trainer (PT). De fácil arrumação e económicos, “os tapetes e colchões são indispensáveis ao nosso conforto durante os exercícios quando vamos treinar”.
Este material “é essencial porque muitas rotinas de exercício exigem que nos deitemos ou usemos os pés ou mãos como suporte”, salienta Filipe Cachada. Além do mais, os tapetes e colchões garantem a nossa proteção e conforto. “E são muito importantes para os alongamentos e quando transpiramos”, já que mantêm a nossa zona de treino limpa. O registo mais comum destes objetos é “mole e maleável, com uma espécie de memory foam”. Para ioga e pilates, os colchões e tapetes são um pouco mais duros “devido à duração dos movimentos em contacto com o chão”.
O material, higienizado regularmente, vai durar muito tempo. Na dúvida, escolha um tapete ou colchão com “uma espessura e dureza intermédias, para lhe permitir adaptar-se a cada registo mais facilmente”. Agora, ao acordar ou no final do dia, basta desenrolar o tapete ou retirar o colchão do armário e fazer exercício, podendo optar, na falta de um PT, por aulas disponíveis online.