As regras do look cem por cento formal acabaram. Nem saltos altos, nem sapatos clássicos. Os pés pedem um bocado de descanso. E agora podem tê-lo.
Eles, de fato e gravata. Elas, de saia e blusa. São as peças típicas que se usam no mundo do trabalho de escritório. Da entrevista de emprego ao dia a dia corporativo. Sempre com sapatos à altura a acompanhar. Mas, aos poucos e poucos, com a nova camada jovem a ingressar no mercado de trabalho, as normas de vestuário têm mudado. Passo a passo. As calças de ganga entraram para a equipa. As t-shirts. E o cúmulo do conforto: as sapatilhas.
Porém, como é que se pode conjugá-las para ir trabalhar? “Para se ser bem-sucedido nessa tarefa é importante não ignorar o dress code do local onde trabalha e as funções que exerce”, afirma Sónia Cristina Paiva, consultora de imagem e especialista em marketing pessoal. Ou seja, tudo depende da cultura da empresa e do código de vestuário, se este existir.
Para eles, que utilizam fatos por norma ou por gosto, usá-los com sapatilhas permite uma imagem menos clássica, mais jovem e com estilo. “Por exemplo, as sapatilhas brancas dão um ar moderno ao fato azul-escuro. Também se pode optar por azuis ou pretas, mesmo que a sola seja branca, para um fato cinza ou preto”, aconselha a consultora de imagem. E se o ambiente de trabalho o permitir, não há nada de errado em combinar o calçado mais desportivo com a ganga.
Para elas, os fatos com sapatilhas, tanto lisos ou estampados, também funcionam, diz Sónia. Não é só. “As saias pencil são perfeitas para criar coordenados sofisticados para trabalhar com sapatilhas brancas. Outra sugestão passa por combinar com vestidos compridos.” Se o local onde trabalha for mais descontraído, a consultora de imagem dá mais umas dicas. “Usá-las com uma saia midi e uma t-shirt engraçada. Para as fãs de branco, conjugar um blazer e umas calças brancas”, completa Sónia.
O segredo para levar as sapatilhas para o local de trabalho passa por analisar o ambiente, mas também por sentir-se confortável.