Susana Romana

Sánchez, Mortágua, Montenegro e a redução da produção de plásticos

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

O presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou a convocação de eleições gerais depois da derrota estrondosa do PSOE nas regionais e municipais. Eleições antecipadas? Mas porquê? O que é que o ministro das Infraestruturas dele fez?

2

Mariana Mortágua foi confirmada como a nova líder do Bloco de Esquerda, depois da saída de Catarina Martins, numa assumida lógica de continuidade. É como quando o Raider mudou de nome para Twix, mas continuou a ser exatamente o mesmo chocolate.

3

Paris vai receber 175 países para chegarem a um acordo histórico na redução da produção de plásticos. O objetivo é conseguir reduzir em 80% a produção de plástico até 2040. Mas não se preocupe: estarão a salvo os sorrisos plásticos de cada vez que o seu chefe diz uma piada.

4

O consumo de bebidas espirituosas em Portugal continental diminuiu quase 10% no primeiro trimestre. Aqui está ela, a derradeira prova da crise do custo de vida. Já nem dá para o bagaço.

5

O treinador português Abel Ferreira, do Palmeiras, foi protagonista de uma polémica no final do jogo com o Atlético Mineiro, ao tirar o telemóvel a um repórter da TV Globo. Mas ainda ninguém fez a pergunta que importa: tirou-lho para ligar indevidamente ao SIS?

6

A China enviou pela primeira vez um astronauta civil ao espaço como parte de uma missão na estação Tiangong. Chama-se Gui Haichao e tem 34 anos. É um projeto-piloto para lá deixar quem se queixar do presidente, Xi Jinping.

7

Em entrevista à RTP, Luís Montenegro, líder do PSD, afirmou sentir que o seu projeto de constituição de uma alternativa à governação socialista está a ganhar cada vez mais adeptos no país. Pena é que são adeptos num número que não enche nem a praça de restauração do Colombo, o que fará o Marquês.

8

Portugal tem 658 praias, mas só 54 têm a água verdadeiramente limpa, sem qualquer vestígio de poluição, segundo o estudo da associação ambientalista Zero. Falta urgentemente o estudo da poluição no areal, nomeadamente pessoas com colunas a ouvir funk.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 4 de junho – número 1619 – da “Notícias Magazine”]