Um grão tão simples e versátil com uma história que se entrelaça com a humanidade há milénios. Muito mais do que um alimento básico ou acompanhamento. Desde salgados a doces, do branco ao preto, este cereal contribui de muitas maneiras para uma alimentação equilibrada.
Cultivado em terras alagadas ou irrigadas, o arroz é uma das principais fontes de carboidratos para grande parte da população mundial. A sua importância na dieta humana é inegável, sendo a base de inúmeros pratos tradicionais em diversas culturas.
Globalmente, são cultivadas mais de 40 mil variedades, de acordo com o Rice Gene Bank, e têm todos os tipos de tamanhos e cores. Cada uma com o seu sabor e aroma distintos.
Este cereal é originalmente de cor amarelada, e revestido por uma casca de igual tonalidade. O arroz branco só obtém essa tonalidade devido à parboilização, isto é, o processo que mantém o grão conservado por mais tempo, permitindo a preservação das suas vitaminas e sais minerais.
Do arroz branco ao integral, do basmati ao jasmim, das paellas espanholas ao sushi japonês, o arroz adapta-se a uma infinidade de receitas e estilos culinários. A sua capacidade de absorver sabores e complementar uma ampla variedade de ingredientes torna-o num ingrediente indispensável na gastronomia global.
O arroz branco, para além da sua função como fonte de carboidratos complexos, é reconhecido pela sua facilidade de digestão, tornando-se numa escolha popular para pessoas com estômagos sensíveis. Desde os tradicionais pratos com carne ou frango, até aos sofisticados sushis, o arroz branco tem um lugar de destaque na mesa de muitas sociedades, muitas vezes podendo mesmo ser transformado num doce.
Já o arroz integral, uma alternativa nutritiva ao arroz branco e de sabor robusto, emerge pelos seus nutrientes essenciais, incluindo fibras, minerais como o fósforo, o magnésio, o ferro, o selénio e vitaminas como o ácido fólico, tiamina e niacina. Pode servir como base de textura para saladas coloridas e cheias de sabor devido à sua firmeza, e a sua versatilidade culinária brilha em pratos como risotos cremosos e saudáveis.
Além da sua importância na alimentação, o arroz também desempenha um papel crucial na economia de muitos países, sendo uma fonte de subsistência para milhões de pessoas pelo Mundo.
Elo que une povos, culturas e tradições em torno da mesa, o arroz celebra a riqueza da diversidade humana e a simplicidade de um alimento que faz bem ao organismo e alimenta a alma.