Regresso às aulas: comparar preços e pedir sempre fatura

O "Consultório de finanças pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Como poupar no regresso às aulas?
Rita Macedo, pergunta recebida por email

Com a chegada das aulas é sempre importante fazermos uma análise do que temos de gastar para podermos ter as despesas organizadas porque, dependendo do número de crianças, quanto melhor for o planeamento, mais facilitada estará a sua gestão financeira e, sem dúvida, que pode poupar dinheiro.

Para isso aqui ficam algumas dicas:

1) Comparar sempre primeiro

Pode sempre comparar os preços, por exemplo, do material escolar (mochilas, estojos, lápis, canetas, etc) nas grandes superfícies, antes de comprar. Analise sempre os preços online antes de decidir e não vá às compras sem ter essa análise feita.

2) Comprar o material em segunda mão. Porque não?

Sim, pode ser uma opção a considerar. Desta forma vai poupar dinheiro, porque o material escolar é sempre um gasto representativo no orçamento de muitas famílias, para além dos manuais escolares. Vai ver que pode ser uma grande ajuda.

3) Pedir sempre fatura

Na compra do material escolar deve ser critério obrigatório pedir fatura com o contribuinte da criança, de forma a minimizar ou até mesmo evitar problemas quando for preencher o IRS. Isso fará com que tenha a certeza de que as faturas são deduzidas corretamente.

No regresso às aulas vai ajudar muito conseguir planear os seus custos, analisar os preços e ter um orçamento bem preparado para esta altura.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].