Plumas. Leves, sensuais e criativas

Atualmente, as plumas são vistas não só em visuais chiques como também em opções mais informais e atrevidas

As plumas estão entre as tendências do pós-pandemia que vieram para ficar. Em roupa ou acessórios, transmitem uma imagem segura e moderna, quando bem aplicadas. Isto para não falar da leveza e elegância fora do comum.

Vestidos, fatos, tops, calças ou carteiras exibem-se com plumas, um detalhe que tem vindo a marcar muitas das propostas de moda e que promete perdurar ao longo das próximas estações. Uma nota de certa ousadia depois dos confinamentos impostos pela pandemia, com as mulheres a resgatarem a sensualidade, mesmo quando privilegiam o conforto.

A consultora de imagem Sandra Franco sublinha que as plumas “conferem requinte” a uma peça que, “quando bem coordenada, faz conjuntos diferentes e invejáveis”. No entanto, salvaguarda que “também conferem volume e, por isso, devemos ter em atenção à proporção que esta aplicação confere num look”.

Quando se conhece bem o biótipo e as respetivas características, bem como as inseguranças que possam existir, a profissional garante que “se pode usar o volume das plumas a seu favor e criar uma maior harmonia no visual”. Dessa forma, “se tem o formato de triângulo ou pera, em que os ombros são mais estreitos do que a anca, use as peças com plumas na parte de cima em tops, blusas, casacos ou vestidos”, aconselha. Já para quem tem “um biótipo triângulo invertido, em que a proporção da anca é inferior aos ombros”, Sandra sugere que se “aposte em peças com plumas na parte inferior”, como em saias, calças ou vestidos. Quando se pretende desviar a atenção da zona abdominal, a especialista em estilo coloca as plumas “nas extremidades das peças, como nos punhos, bainhas ou nos acessórios”, desviando o foco.

Aplicadas no sítio certo, Sandra Franco não duvida que quem usa plumas “passa uma mensagem de mulher criativa, sensual, empoderada, destemida, confiante, elegante, moderna e divertida”. Tal como em outros tempos, pouco antes de o vírus tomar conta do Mundo, e muito depois de se afirmarem no vestuário feminino nos loucos anos 20 do século passado – embora voltando à moda com alguma frequência e em novas interpretações -, agora são vistas não só em visuais chiques como também em opções mais informais e atrevidas. E tudo com uma beleza e elegância de tirar o fôlego.

Massimo Dutti | Top | 99,95 euros
Zara | Sapatos | 69,95 euros
ASOS | Vestido | 116,99 euros
Nº21 | Camisola | 540 euros
Elisabetta Franchi | Conjunto saia e casaco | 1703 euros