Para muitos é a melhor maneira de começar o dia. Para outros, serve para fazer uma pausa, pôr a conversa em dia. Tomar café é um hábito português e, podendo fazê-lo no conforto do lar, há que estar a par de todas as novidades.
Um bom café é, para muitos, um dos grandes prazeres da vida. Gostamos de o tomar em grupo, na pausa de trabalho ou sozinhos, uma espécie de ritual individual. De qualquer forma, as máquinas de café em casa tornaram-se indispensáveis para os amantes da bebida. O mercado acompanha oferecendo “melhor performance a preço mais baixo”. Quem nos diz é um representante do departamento de marketing do El Corte Inglés, cuja cadeia de lojas tem à venda uma grande variedade destes equipamentos. A Worten explica que desde a pandemia o costume de ter máquinas de café em casa cresceu. As novidades do mercado mostram “um grande foco na tecnologia e qualidade”.
Não há como negar, um café a qualquer hora é o grande benefício. Aponta-se ainda o custo. Ao invés de pagarmos diferentes valores em cada estabelecimento, um pack de cápsulas, por exemplo, sai mais em conta. Para a Worten, “a personalização que determinadas máquinas permitem” dá a possibilidade de cada um beber o seu café exatamente como gosta. Mas, se ainda não tem uma máquina, com tanta oferta, como escolher a ideal?
O tipo de café que pretende fazer, o sabor que deseja, o tempo que tem disponível para a preparação e, claro, o preço, são os critérios que o El Corte Inglés aponta. A Worten acrescenta a compatibilidade do café de cada sistema (cápsulas ou grão moído, por exemplo). “A experiência que retiramos da máquina varia bastante entre cada um.” Ainda se deve ter em conta se vai querer o café simples, com leite ou em receitas mais elaboradas. Há ainda máquinas que possibilitam a escolha de temperatura ou nível de moagem.
Se está a pensar investir numa máquina ou trocar a que já tem, o El Corte Inglés oferece “novidades com sistemas mais interativos”. Já na Worten, “o mercado de máquinas automáticas continua a apresentar um crescimento muito significativo”. Quanto às mais recentes tecnologias, explore o sistema Vertuo da Nespresso, com uma extração de café baseada na centrifusão. Ainda, o sistema Rise, da Delta, que permite que o café seja extraído de baixo para cima. A De’Longhi, best-seller na Worten, tem a nova máquina Rivelia, que é a primeira automática com depósitos de grão amovíveis. Sendo o café um hábito, vale a pena encontrar formas práticas e confortáveis de o apreciar. Com uma oferta em crescimento, sem dúvida que há uma máquina de café ideal para cada casa.