O meu objeto: o livro de Gonçalo Byrne

Gonçalo Byrne é presidente da Ordem dos Arquitetos desde junho de 2020. Foi fotografado na sede da instituição, em Lisboa

O objeto escolhido pelo presidente da Ordem dos Arquitetos Gonçalo Byrne.

“Ainda nos vários anos da minha formação em arquitetura e descoberta, as primeiras obras de Álvaro Siza Vieira surgiram como uma maravilhosa epifania no caminho que até então já percorrera neste mundo de contínua aprendizagem que é a formação e o desempenho ao longo de toda a vida.
Esse mundo que Álvaro Siza iniciava com as suas primeiras obras, mas também com os textos de reflexão que iam acompanhando a sua atividade profissional, constitui o objeto escolhido para esta rubrica. É um dos livros, envelhecido e desgastado, que terá marcado a minha vida, por acaso, ou não, editado em Itália em meados dos anos 1980 pela famosa editora Electa e intitulado ‘Professione Poética’. Autor, Alvaro Siza, sem acento (em Itália pronuncia-se Alváro). Uma obra que relata a extraordinária carreira, já internacionalizada na produção e no reconhecimento, e que abre com um texto seminal em que o autor fala da sua atividade profissional ‘escrevendo algumas linhas, oito pontos quase ao acaso’.
Anos passaram s obre este livro, mas as obras e os textos continuam com a mesma frescura e a mesma capacidade de maravilhar.”

Presidente da Ordem dos Arquitetos
81 anos