O meu objeto: a guitarra portuguesa de Gaspar Varela

Gaspar Varela toca guitarra portuguesa no seu projeto-trio Expresso Transatlântico, que acabou de lançar o primeiro álbum, “Ressaca Bailada”

O objeto escolhido pelo guitarrista Gaspar Varela.

“A guitarra portuguesa é a minha maior companheira, vai comigo para todo o lado. Esta guitarra de madeira é a primeira que comprei a sério. Soube da sua história depois de a comprar a um guitarrista. Numa aula, o meu mestre Paulo Parreira contou-me que tinha pedido três guitarras a Óscar Cardoso, construtor deste instrumento. Escolheu uma, ficaram duas, acabei por ficar, sem saber, com uma das que sobraram, só depois é que soube que fazia parte dessas guitarras que ele tinha encomendado.

Foi com esta guitarra que toquei na turné da Madonna. Já tem muitos riscos, usava um colar durante os espetáculos que acabou por lixar a parte de trás da guitarra. Está cheia de riscos. Dá-lhe mais pinta. É uma guitarra de Coimbra, já tem muitos anos de estrada, é de 2013, está velhota. Tive uma mais pequena que tocava quando era pequeno, ainda a guardo.

Tenho duas guitarras principais que vou alternando para dar uso às duas. Comecei a tocar com sete anos, sempre foi um instrumento que quis experimentar. A minha avó Celeste [a bisavó a quem chama avó, irmã de Amália] costumava dizer que eu era muito reguila, que não parava quieto, que só acalmava quando ouvia música. Parece que continuo a ouvi-la, já não da mesma maneira.”

Guitarrista
20 anos