Murcham as flores, mas a orquídea continua viva

(Foto: Pexels)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

A minha orquídea está a ficar com as flores secas. Devo cortar-lhe a haste?
Catarina Barreiros, pergunta recebida por email

Antes de mais devo dizer que esta é daquelas perguntas que me deixa aos pulos de felicidade. Se soubesse quantos pais de orquídeas acabam por as deitar fora assim que a flor começa a murchar iria ficar de queixo caído.

Por esta altura, os contentores de supermercados ficam cheios destas belezas que, por já não estarem em flor, são automaticamente descartadas.

As flores apenas indicam um momento do ciclo natural da orquídea, não são A orquídea.

Agora que já me alonguei com um dos temas que me deixa de lágrima no canto do olho vamos à pergunta da nossa leitora.

Deixo três opções para que as nossas orquídeas voltem a florir com toda a sua magnificência.

·Cortar a haste junto à sua base: Assim que as folhas começarem a murchar/cair pode optar por podar completamente a haste floral. ·Este tipo de corte irá gerar uma nova haste floral com uma floração mais abundante, no entanto irá demorar mais tempo até florir novamente.

·Cortar acima da base: se observar a haste da sua orquídea vai reparar que existem uns nós espaçados por alguns centímetros. Pode a haste uns dois a três nós acima da base.Este tipo de corte vai estimular a sua ramificação, o que proporcionará uma segunda floração mais rapidamente, no entanto com menor intensidade.

·Ao natural: a minha favorita. Muito semelhante à primeira, mas neste caso esperamos mesmo que a orquídea decida se vai usar a mesma haste para uma segunda floração ou se a vai descartar naturalmente.Assim que a haste secar pode cortá-la ou se preferir é só esperar que a Natureza atue e que esta acabe por cair.

Qualquer que seja o método que escolher, saiba apenas uma coisa: o seu lugarzinho no céu está garantido! Permitir que uma planta tão bonita não seja transformada num objeto descartável é um ato de amor.

Até ao próximo Consultório Jardinagem.

Sofia Manuel, designer de jardins e autora de “A Tripeirinha”

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças pessoais e Sustentabilidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].