Mochilas que juntam o útil ao agradável

Samsonite | Mochila Ecodiver | 170 euros

Com o regresso às aulas à vista, procura-se a mochila perfeita. Seja para os mais novos, para os universitários ou até para quem já trabalha, um acessório que se exige estiloso e prático.

As lojas enchem-se e, do primeiro ciclo à universidade, todos procuram a mochila que os vai acompanhar no novo ano escolar. Mas esse acessório já não é só estudantil. Mulheres e homens de negócio, viajantes, todos aderem a esta peça por se sentirem confortáveis e de mãos soltas, para o ritmo acelerado do dia a dia. Por isso, o mercado oferece cada vez mais opções, mesmo para quem já não está na escola. A mochila ideal para cada um depende da arrumação interior (se tem espaço para o portátil, para a agenda, etc). Além disso, todos precisam de comodidade, pelo que o peso é importante. E não podemos esquecer a estética, é preciso que a nossa mochila reflita o nosso estilo.

Quem nos diz é Miguel Duarte, general manager da Modarte (distribuidora da Samsonite). Com todos os pontos a atender, produzem-se várias mochilas. As cores variam: para um look clássico e formal, uma mochila mais escura, com o preto a ser o mais procurado. No caso de uma linha mais casual e jovem, nota-se a procura de cores como azul, amarelo e verde. Miguel Duarte refere que a Samsonite é referência para universitários e profissionais e o bestseller é a Mochila Laptop L, da linha EcoDiver. Destacando-se por fechos de correr vulcanizados e material impermeável que confere uma imagem dinâmica e aventureira no quotidiano. Sem esquecer a longa durabilidade dos materiais. Mas evidencia também a gama SecuriPak para outro aspeto fundamental, a segurança. Principalmente para jovens e adultos dos meios urbanos que usem transportes públicos, “é importante uma mochila que impeça a abertura fácil”.

“Inicialmente, as mochilas eram vistas como algo desportivo, mas têm vindo a tomar outros mercados, como o dos negócios e das viagens, como complemento e acessório. À medida que certas companhias dificultam a bagagem de cabine, os consumidores optam por mochilas com bagagem de cabine”, refere Miguel Duarte. E, complementa, o crescimento deste mercado “não dá sinais de abrandar”.

Outra razão do sucesso é o facto de a mochila ser muito “mais confortável e ergonómica de usar, permitindo libertar as mãos, hoje em dia tão requisitadas para o mundo digital em que vivemos”. Seja pelo início do novo ano escolar ou pelo regresso ao trabalho, as mochilas estão em alta.

Guess | Mochila Velina | 123,25 euros
Zara | Mochila Aba | 39,95 euros
Misako | Mochila Nylon | 35,99 euros
Eastpak | Mochila Padded Pak’r | 49,95 euros