Levantar o ferro de engomar tem muito que se lhe diga

Rowenta | Ixeo Power com tábua vertical | 299,99 euros

O que não falta no mercado são modelos com tamanhos e funções distintas. Entre os tradicionais, os de vapor e os portáteis, há todo um mundo a descobrir.

Estão nas prateleiras, em fila. Uns portáteis, outros com grandes caldeiras. Mais ou menos coloridos. Com muitas ou poucas saídas de vapor. Olhamos, mas afinal, o que temos de saber antes de comprar um ferro de engomar? Peso, fluxo de vapor, resistência a riscos e a calcário são aspetos a ter em conta antes de comprar um ferro de engomar. Quem o diz é a Deco, que tem um guia online completo para ajudar os consumidores nesta hora que muitos poderão achar “dolorosa”, afinal a vida adulta acaba sempre por nos bater à porta. Bom, não de todos.

Mas passemos ao essencial. Ou às principais características. “Um ferro de engomar não deve ser nem muito leve, nem muito pesado, e o fluxo de vapor convém ser bom para passar a roupa depressa e bem. Se for resistente a riscos e a calcário, melhor.” Além disso, a Deco destaca que, “se é daqueles consumidores que passa a ferro pequenas quantidades de roupa, o ferro tradicional é, provavelmente, o que melhor se adequa ao seu perfil”. Mas estes “emitem menos vapor, demoram mais tempo a engomar e exigem abastecimentos frequentes de água”. É que, mais importante do que a potência ou material da base, o fluxo de vapor é o que vai determinar a eficácia de um ferro.

“Os ferros de engomar clássicos são mais práticos e baratos do que os ferros com gerador de vapor. A mobilidade – já existem modelos sem fios – e a facilidade de utilização são os pontos fortes.” Já os ferros com gerador emitem mais vapor, “o que facilita a eliminação dos vincos”.

Os portáteis, que hoje estão muito em voga, serão úteis após uma viagem, pois as roupas tendem a sair da mala com vincos. Modelos compactos, menos eficientes, mas “facilitam o tratamento das peças de roupa, onde quer que esteja. Porém, devem ser utilizados pontualmente”.

E por último, mas não menos importante, tenha atenção à etiqueta energética, o que lhe permitirá comprar um aparelho mais eficiente.

AEG | Delicate 7000 HS7-1-4MN portátil | 79 euros
Braun | Ferro a vapor | 99,90 euros
Haeger | Ferro tradicional 1200w Tailor 1.2 | 24,90 euros