E depois de barbear?

Se nunca pensou nos cuidados pós-barba, a oferta é muito completa e é fácil começar (Foto: AdobeStock)

Sendo uma necessidade e hábito para muitos, as lâminas não deixam de ser agressivas para o rosto. A pele masculina tem muito que se lhe diga. Fomos saber como mantê-la suave e cuidada, depois de fazer a barba.

As rotinas de skincare apaixonam tanto mulheres como homens. Mas é neles que agora nos vamos focar. A pele masculina exige cuidados específicos, já que “tem tendência a ser mais oleosa, mais espessa e amadurece de forma diferente”, especifica Vasco Malveiro, managing partner da marca The Barber Company. “É a testosterona que determina estas características.” Ao barbear com frequência, a pele pode ficar irritada e ressequida ou, em casos graves, desenvolver foliculite, uma infeção bacteriana dos folículos pilosos, que se manifesta sob a forma de pequenas espinhas e borbulhas. Assim, é necessário conhecer a pele e ter uma boa rotina pós-barba.

“Sempre houve produtos nas barbearias para aplicar após a realização profissional de uma barba”, explica Vasco Malveiro, “e depois popularizou-se o conhecido aftershave”. Hoje em dia, a oferta é vasta. Cada vez mais, “o aftershave possui fórmulas que aliam ingredientes que purificam os poros abertos e que, em simultâneo, têm ativos que hidratam e apaziguam a pele” São exemplo a camomila e a glicerina. As fórmulas variam e basta escolher a que prefere: há aftershave com textura de creme, outros em óleo e ainda composições que parecem água ou bálsamos. Além deste clássico, deve ponderar o uso de um bom creme facial adequado ao seu tipo de pele para completar a rotina.

Se nunca pensou nos cuidados pós-barba, a oferta é muito completa e é fácil começar. O primeiro cuidado, segundo Vasco Malveiro, é “um bom diagnóstico”. A sua pele pode ser oleosa, mista ou mais seca. “Facilmente, qualquer profissional de beleza masculina poderá perceber qual a maior necessidade da pele e o produto de tratamento ou manutenção mais adequado.” Para cada necessidade – peles com acne, oleosas, manchas, peles maduras, rosácea – existe um creme que trata e deve ser incluído na rotina após o corte da barba. Essencial, para Vasco Malveiro, é utilizar sempre protetor solar. “Previne muitos problemas, desde manchas até ao envelhecimento precoce característico da pele masculina.” Quer goste de barba curta ou mais longa, a pele deve ser a primeira preocupação. Criando uma rotina adequada, garante uma boa higiene e bem-estar.

The Barber Company | Creme aftershave | 13,40 euros
Beard Club | Creme aftershave | 8,84 euros
Avène | Bálsamo aftershave | 13,60 euros
Adidas | Aftershave com formulação de água | 8,80 euros