Como combater as cochonilhas, as pragas dos citrinos

(Foto: AdobeStock)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Tenho uma laranjeira com uns bichos brancos, como ovos minúsculos nas folhas. Já tentei uma solução de água, vinagre e detergente e inseticidas específicos. Já não sei o que fazer.
Laura Suzano, pergunta recebida por email

Ah, os nossos citrinos e as suas pragas. São sem dúvida uma história de amor para a vida toda. Parece que temos um ataque da safada Cochonilha, um bichinho branco que adora viver por baixo das folhas e nas gemas axilares das plantas (nos cantinhos bem escondidos).

Para se alimentar a cochonilha pica a planta sugando a sua seiva, o que pode causar um enfraquecimento da planta. No entanto esta praga é quase sempre inofensiva para uma árvore tão bem estabelecida como um citrino. A presença e dimensão destas pragas representam um ecossistema em equilíbrio onde todos coabitam sem se prejudicar drasticamente. Por vezes, estamos tão focados em ter as nossas plantas livres de bicho que nem nos apercebemos que a Natureza é uma antítese de um meio estéril.

Agora, apesar deste meu discurso ser muito bonito (e 100% verdade), há efetivamente um risco (pequeno) desta praga se descontrolar e poder ser sinónimo de dano. A melada que a cochonilha liberta (em bom português, o seu cocó) é um meio perfeito para propagação de um fungo, altamente conhecido no meio dos citrinos, a Fumagina. Traduz-se numa massa negra sobre as folhas, o que impede a superfície afetada de fazer fotossíntese.

Vamos ao que interessa! A leitora fala numa mistura que contém vinagre. Tudo o que seja mezinha com este ingrediente não posso recomendar. Pela minha experiência, pode prejudicar gravemente a planta.

Qualquer inseticida que escolha, desde o mais natural ao mais pesado, precisa sempre de ser reaplicado com frequência. Não há praga que se dê por vencida facilmente. Pode ser uma luta de meses.

Experimente uma solução de 20 gramas de sabão azul e branco para um litro de água e borrifar uma vez por semana. Para inseticidas de compra deve ser respeitada a frequência estabelecida na embalagem.

E nunca se esqueçam, num meio saudável vão sempre existir pragas. O nosso dever é controlá-las. Para além de que inseticidas podem ser muito prejudiciais para insetos benéficos essenciais ao nosso jardim.

Boas borrifadelas e até ao próximo Consultório.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].