
Um de cada região, porque Portugal é um país cada vez mais rosa.
A caminho do verão, um bloco com cinco rosés de diferentes regiões. Ou a clara evidência de que há cada vez mais produtores (e consumidores) rendidos a este tipo de vinho que tem na França o maior produtor do Mundo. Por cá, não deixa de ser curioso que, apesar de ser comercializado meia dúzia de meses após a vindima, é dos que mais rapidamente esgota. E a verdade é que não faltam razões para que assim seja. Aqui fica uma mão-cheia delas. Boas provas.
Phenomena Pinot Noir Rosé 2022
Douro
Quanta Terra
Pinot Noir
28 euros
O que começou por ser um projeto experimental dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves tornou-se, em muito poucos anos, num caso de merecido sucesso. O produtor de Favaios, Alijó, apresenta um original e sofisticado rosé com alto poder gastronómico e extrema elegância, fruto do bom trabalho realizado com uma casta que exige redobrados cuidados. Excelente.
Lagoalva Rosé 2022
Tejo
Quinta da Lagoalva
Syrah e Touriga-Nacional
5,49 euros
Pedro Pinhão e Luís Paulino mostram, mais uma vez, toda a competência do produtor de Alpiarça – uma das principais referências dos vinhos do Tejo. Em ano de mudança de imagem, a qualidade mantém-se. Um rosé aromático, com muita fruta vermelha, que se destaca pela frescura e pela forma sedutora como conquista os apreciadores. Boa aposta.
Rosé Old School Estoiro 2020
Beira Interior
Estoiro Wines
Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinta Roriz, Marufo e Touriga-Fêmea
13,80 euros
O ADN do apaixonante projeto de Miguel Dias está bem vincado neste versátil rosé, que vai ao encontro de todos os que valorizam a autenticidade e as práticas sustentáveis. É um vinho à moda antiga, com tudo o que esses procedimentos ancestrais têm de valioso, que se afirma pela acidez e pela frescura, mas que, ao mesmo tempo, evidencia estrutura e elegância.
Casa de Santar Rosé 2021
Dão
Global Wines
Touriga-Nacional
16 euros
A delicadeza enológica de Osvaldo Amado também é rosé. Magnífico como aperitivo, belo parceiro em muitas outras ocasiões, desde que temperadas q.b., de forma a que a sedutora singularidade não seja atropelada por indesejáveis excessos. Aroma com ligeiros apontamentos a frutos vermelhos e baunilha, na boca é sobriamente frutado.
Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Rosé 2022
Alentejo
Casa Relvas
Touriga-Nacional, Aragonez e Syrah entre outras
5 euros
Um grande rosé a um preço imbatível. O reconhecimento internacional deste vinho já chegou a São Miguel de Machede, Redondo. Um justo prémio para a equipa liderada por Alexandre Relvas. A frescura e a mineralidade são a base de um vinho que tem nos distintivos apontamentos de frutos tropicais muito do seu charme – vivo e encantador. A não perder.
*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto