
Sejam assadas, cozidas ou protagonistas das mais variadas sobremesas.
Chegámos a novembro. O São Martinho está à porta. Os magustos sucedem-se. Razões mais do que suficientes para dedicar este bloco a quem faz boa companhia às castanhas. Boas provas.
Cabriz Ímpar
Dão
Global Wines
Touriga-Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen
25 euros (50 cl)
Com produção idêntica à dos vinhos fortificados, trata-se de um blend de castas tintas, com 30 anos em barrica, que acaba de ser premiado no concurso Vinduero Vindouro. E com toda a justiça. Osvaldo Amado apresenta um licoroso encantador, extremamente rico em aromas e sabores. Irrepreensível.
Lagoalva Late Harvest 2022
Tejo
Lagoalva
Fernão Pires, Sauvignon Blanc e Riesling
19,90 euros (50 cl)
Após dois anos de jejum, e duas décadas e meia depois da primeira colheita, o Late Harvest da Quinta da Lagoalva está de volta ao mercado. Nariz intenso a fruta branca e final de boca duradouro. Os seis meses em carvalho francês ofereceram-lhe elegante veludo. Tire-o do frigorífico uns minutos antes de servir.
Catralvos Moscatel de Setúbal
Península de Setúbal
Sociedade Agrícola Quinta das Marianas
Moscatel de Setúbal
7 euros
Três anos depois de terminar a parceria com o médico Paulo Maló, a ligação ao enoturismo continua umbilical e a emancipação da família Beatriz mostra-se bem frutuosa. Como evidencia este excelente Moscatel do produtor de Azeitão. A acidez oferece-lhe rara delicadeza. Excelente relação qualidade-preço.
Ginjinha Artesanal Casa de Encosturas
Casa de Encosturas
Licor de Ginja
23 euros (50 cl)
O famoso produtor de licores de Cabeceiras de Basto tem nesta Ginjinha Artesanal, distinguida internacionalmente, um dos ex-líbris. Vocacionada para os amantes de sabores tradicionais, destaca-se pelos apontamentos de cereja e amêndoa, assim como por um elegante equilíbrio entre a doçura e a acidez. Servir fresca.
Quinta do Pessegueiro Porto Vintage 2018
Douro
Quinta do Pessegueiro
Touriga-Nacional e Touriga-Franca
59 euros
Engarrafado dois anos depois da colheita, este magnífico Vintage do produtor de Ervedosa do Douro revela um empolgante aroma a frutos vermelhos, harmonizado por notas florais balsâmicas. Na boca, mostra-se encorpado, seco, com boa estrutura e com um surpreendente toque picante. Perfeito.
*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto