BYD atto 3: um chinês à consquista da Europa

O Atto3 é um produto maduro, que até conseguiu o galardão máximo da segurança, as cinco estrelas do Euro NCAP

É um SUV compacto que promete luxo e tecnologia a um preço “acessível”. Mas será que cumpre?

As linhas exteriores agradáveis, mas anónimas do Atto 3, não ajudam o SUV a destacar-se da concorrência, mas a conversa é outra quando acedemos ao interior, espaçoso e com materiais de uma qualidade surpreendente para uma marca relativamente recente.

Sublinhamos o design irreverente, como as saídas de ventilação redondas, os puxadores das portas integradas nos altifalantes ou as três cordas de “guitarra” nas bolsas das portas, que emitem mesmo sons. Não podemos esquecer o monitor tátil de 15,6 polegadas, que tanto pode ser visto na horizontal como na vertical ou o punho da alavanca da transmissão.

O Atto 3 tem 204 cavalos, que até parecem menos na prática, e estão todos devotados ao conforto, que este SUV não é para famílias apressadas. Se levamos mais algum entusiasmo para a curva, o controlo de estabilidade intervém cedo e algo brusco. O tato do travão é demasiado esponjoso, e apenas dispomos de dois níveis de regeneração, não sendo possível a condução com apenas um pedal. Conseguimos 420 quilómetros de autonomia.

A versão que ensaiamos, a Design, custa 43.490 euros.

  • Baterias
    A BYD (Build Your Dreams) é uma dos maiores fabricantes de baterias do Mundo, de telemóveis a carros, fornecendo mesmo a Tesla.
  • Equipamento
    Teto panorâmico e de abrir, bomba de calor e sistema de travagem automática são de série. O Atto também pode fornecer energia.
  • Dimensões
    Tem 4,45 metros de comprimento, 1.87 de largura e 1,61 de altura. A bagageira tem capacidade para uns corretos 440 litros.