As bicicletas de Rui Mesquita mudam vidas em Moçambique

Rui Mesquita é empreendedor social, em Maputo, Moçambique

Projeto surgiu após ver populações rurais a caminharem durante horas para sobreviver. Doações querem facilitar acesso à educação, saúde e criar emprego.

A Mozambikes, que o português Rui Mesquita cofundou em Moçambique há 13 anos, é muito mais do que uma mera fábrica de bicicletas. É uma fábrica de oportunidades e esperança para as populações de um país onde 90% das jornadas rurais são feitas a pé, obrigando as pessoas a caminharem entre 1,5 a 40 quilómetros diários, em busca de água, educação, saúde ou rendimentos.

Quando Rui Mesquita aceitou um convite para trabalhar numa empresa de telecomunicações naquele país africano, estava longe de imaginar que iria fundar o projeto da sua vida e descobrir uma nova família. Nas viagens que ia fazendo pelo país, via pessoas “nas bermas das estradas a caminharem quilómetros” e recebia respostas “avassaladoras” quando as questionava: não conseguiam poupar o suficiente para investirem na aquisição de uma bicicleta e melhorarem as condições de vida. E foi formulando com Lauren Thomas, que conheceu naquele país e com quem veio a constituir família, um modelo de negócio social que permitisse mudar este panorama.

“Uma bicicleta, em determinadas zonas do país, vale ouro. Permite a uma criança chegar à escola, a uma família ir a uma clínica de saúde, buscar água e lenha, ter um emprego”, explica Rui Mesquita.

Em 2010 chegou o primeiro contentor de bicicletas e rapidamente se tornou evidente que a garagem que possuíam em Maputo era pequena. Desde então a empresa social cresceu muito e, atualmente, a Mozambikes possui uma fábrica com 2000 metros quadrados e quatro dezenas de trabalhadores, situada nas instalações da extinta Fábrica de Bicicletas de Moçambique, a 15 minutos da capital.

Ali fazem as bicicletas de forma personalizada, conforme o projeto. Muitas são pintadas com a imagem dos promotores ou mensagens que pretendem transmitir, já que, para além de projetos de doações próprios, têm parcerias com empresas do setor privado, ONG’s e Governo moçambicano para fazer chegar estes veículos às populações carenciadas. Atualmente têm também uma ONG nos Estados Unidos que lhes permite recolher doações e financiamentos com a ajuda de embaixadores.

Em 13 anos já entregaram cerca de 70 mil bicicletas, transformando vidas. Entre os vários projetos que têm em mãos, está o Mozambikes Jr, através do qual as bicicletas chegam às escolas. Também dão formação e promovem negócios, como as oficinas nas zonas rurais para ajudar a reparar estes veículos e impulsionar o emprego.

A Mozambikes vai inovando sem descurar a qualidade, procurando responder às necessidades, conta Rui Mesquita, mostrando uma bicicleta que tem um segundo assento atrás para servir de táxi, uma banca com caixa de ferramentas que serve de oficina, bicicletas com caixas incorporadas para transporte de pão, bebidas e outros alimentos para venda ambulante.

“Nada se faz sozinho” e aqueles que trabalham na empresa são “família”, assegura ainda o empreendedor.

Rui Mesquita
Localização: Maputo, Moçambique 25° 58’ S 32° 35’ E
Profissão: empreendedor social
Idade: 42 anos