Cinco tintos do Douro para celebrar

(Foto: Pexels)

Uma mão-cheia de tradição e inovação em vinhos que merecem estar na sua garrafeira.

Nas refeições em que a ementa reclama por um tinto, o Douro surge no pelotão da frente das opções. Neste bloco, cinco sugestões que confirmam não só a tradicional superlativa qualidade da região, mas também a diversidade e, sobretudo, os novos caminhos que alguns jovens enólogos fazem questão de trilhar. Seja em dias obrigatórios, como a Páscoa e o Natal, ou em datas especiais do calendário de cada um. Boas provas.


Titan of Douro Fragmentado Blend I Tinto

Douro
Titan of Douro
Mistura de castas tintas
115 euros

Luís Leocádio também soma vitórias no Titan of Douro, o seu projeto pessoal. Este Fragmentado Blend I Tinto, com barricas de 2015, 2016 e 2017, é um magnífico exemplo disso mesmo. Na sub-região Cima Corgo, parcelas de vinha centenária minuciosamente trabalhadas resultam num tinto recheado de aromas – da fruta preta ao chocolate, passando pelas botânicas alcaçuz e esteva – e com uma boca gorda, plena de frescura e de classe. Inesquecível.


Bom Malandro Tinto 2021

Douro
Symington Family Estates
Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Alicante Bouschet
8 euros

O Bom Malandro, inspirado nos fugidios esquilos do Douro, protagoniza o espírito da nova aposta da Symington Family Estates e o belíssimo trabalho enológico de Charles Symington, Pedro Correia e Hugo Almeida. Proveniente de vinhas de cota elevada, que lhe conferem frescura e equilíbrio, não deixa de ser robusto e macio. Destaca-se, igualmente, pelos aromas a frutos vermelhos e por uma boca com sabores maduros a ameixa preta e notas de especiarias.


Cortes do Tua Reserva Tinto 2020

Douro
Cortes do Tua Wines
Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinta Roriz e Tinta Amarela
17 euros

O trabalho realizado pelos enólogos Duarte da Costa e Ana Isabel Almeida merece os mais rasgados elogios. Situadas na margem esquerda do Tua, as vinhas, com mais de três décadas, sublinham a riqueza da sub-região do Douro Superior. Este vinho, com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês, apresenta um aroma marcado a frutos pretos, bela acidez e taninos robustos. Harmonioso, intenso e sedoso, promete crescer em garrafa.


Dandy de Cidrô Tinto 2021

Tipo
Douro
Real Companhia Velha
Tinta Roriz, Tinta Francisca e Viosinho
8 euros

A caminho dos três séculos de vida, a Real Companhia Velha continua a mostrar que é possível surpreender. Este Dandy de Cidrô, como o nome sugere, é encantador. Os enólogos Pedro O. Silva Reis e Jorge Moreira apresentam um tinto invulgar. A antecipação da vindima, para meados de agosto, ofereceu-lhe leveza e frescura. A casta branca Viosinho, adicionada ao lote final, entregou-lhe excentricidade. Duriense e cosmopolita.


Vallado Vinha da Coroa Tinto 2020

Douro
Quinta do Vallado
Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga-Franca, Touriga-Nacional e Baga
53,50 euros

Francisco Olazabal e Francisco Ferreira apresentam um vinho de eleição, com a rusticidade e o caráter da região, que provém de uma única vinha – a Vinha da Coroa, pequena parcela situada no alto de uma colina formada por uma coroa de vinhas velhas e que está entre as vinhas com menor produção por hectare a nível mundial. O aroma a bosque e o sabor a frutos vermelhos são embalados por dois anos em madeira com conta, peso e medida. Excelente.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto