Susana Romana

A COP28, um Governo em gestão e os 30 graus em Málaga

1

O país tem oficialmente um Governo em gestão, daqueles que não podem tomar decisões de grande monta. Basicamente, são pouco mais do que uma gestão de condomínio. Podem pedir orçamentos para arranjar o elevador e mandar bocas quando o Marcelo deixa plantas e vetos no patamar da escada.

2

Já está escolhido o novo secretário-geral do PS. À hora a que escrevo ainda não se sabem os resultados, mas mesmo que tenha ganho o Daniel Adrião suspeito que Montenegro continua em segundo nas sondagens. Aliás, mesmo se o PS tivesse elegido um frasco de azeitonas.

3

Numas legislativas que deviam ser canja, o PSD parece destinado a ter de servir sopa da pedra – só conseguirá ser Governo se lhe juntar um chouriço, uma IL, um toucinho e talvez um calhau do Chega.

4

Os preços das telecomunicações vão subir no próximo ano nas três principais operadoras: Vodafone, NOS e MEO. Todas elas fizeram anúncios de Natal muito lindos com velhotas. Mas agora as velhas que deixem de comprar medicamentos para pagarem dados móveis.

5

Depois de muita luta, os 200 países na COP28 aprovaram um “caminho” para abandonar progressivamente os combustíveis fósseis até 2050. O problema é que esse caminho se faz num Hummer que até lá bebe muita gasolina.

6

Nada relacionado, de certeza: na passada terça-feira a cidade de Málaga registou uma temperatura de quase 30 graus. Espero que as crianças tenham aproveitado para pedir ao Pai Natal um planeta novo. E a casa da Bluey, pronto.

7

Taylor Swift foi considerada a Pessoa do Ano 2023 para a revista “Time” e exigiu ser fotografada com o gato. Tenho a certeza de que Rui Rio exigiria o mesmo com o seu famoso gato Zé Albino, um dos players das eleições passadas.

8

A gastronomia portuguesa foi considerada a quarta melhor do Mundo pela plataforma “Taste Atlas”, com base nas avaliações dos utilizadores. É justo, num país que parece especialista em constantes caldeiradas.