Susana Romana

A aparição de Cavaco Silva, o esforço do CDS e a gripe suína

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Pela primeira vez em 28 anos, Cavaco Silva apareceu num congresso do PSD. Porém, falou pouco e disse aos jornalistas que tinha a mulher à espera para jantar. Depois do tabu do bolo-rei, talvez estejamos perante o tabu do empadão com salada que já está num pratinho no micro-ondas.

2

Este comentário de Cavaco, aliás, demonstra que o PSD pode estar pouco firme com o seu líder, mas que o ex-presidente sabe bem quem é a sua patroa.

3

O CDS anda a tentar dar sinais de vida, com reuniões estratégicas de ex-líderes com o atual presidente, Nuno Melo. Deve ser muito triste estar tão fora da esfera política quando estiveram décadas à frente do Chega em dizer que os emigrantes deviam era ir para a terra deles.

4

Portas, Monteiro e Cristas tentam assim perceber como pode o partido voltar à Assembleia da República em março. É que, se não correr bem, é muito tentador meter a sede do Largo do Caldas como hotel de charme para turistas que não distinguem uma paella de uma cabidela.

5

Em cima da mesa está a hipótese de coligação com o PSD. Isto é do interesse do CDS, mas também é do interesse do PSD, já que ações de solidariedade são dedutíveis no IRS.

6

Marques Mendes diz que Costa está arrependido de se ter demitido e que “anda desesperado e de cabeça perdida”. Marques Mendes é um fenómeno: chiba-se do que acontece nos Conselhos de Estado e, pelos vistos, chiba-se das consultas de terapia de Costa. Ou será que conhece os bonequinhos que tem na cabeça, tipo “Inside Out”? Parece a “Nova Gente” da política nacional, na base da fofoca.

7

Uma nova variante da gripe suína foi detetada pela primeira vez num humano no Reino Unido. Pelo sim pelo não, já proibi o meu filho de ver episódios da Porquinha Peppa.

8

Portugal foi mencionado duas vezes num famoso programa televisivo russo de propaganda. Em causa estaria uma anexação de Lisboa porque, segundo um deles, “gostamos muito”. Esperem só até eles perceberem que nem um oligarca consegue alugar um T2 em Moscavide.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 3 de dezembro – número 1645 – da “Notícias Magazine”]