Vinhos brancos do Dão. Valiosos tesouros ainda por explorar

Nesta edição da Garrafeira, cinco boas razões para se deixar seduzir pelos vinhos brancos do Dão.

Apesar de cada vez mais divulgados, os brancos do Dão continuam a ser um saboroso património por conhecer para a maioria dos consumidores, habituados a recorrer a regiões tradicionalmente bem mais mediáticas. A Encruzado, ainda longe de ser a casta dominante, é a estrela maior de um secular território potenciado por invernos frios e chuvosos e verões muito quentes, solos de areias graníticas e uma significativa altitude das vinhas.


Cabriz Sauvignon Blanc 2021

Dão
Global Wines
Sauvignon Blanc
7,50 euros

Osvaldo Amado guia-nos pela tradicional casta francesa da região de Bordéus, apresentando um branco seco e refrescante, extremamente suave, que cativa pela acidez. Boa companhia para as mais diversas ocasiões. Excelente na relação qualidade-preço.


Conde de Anadia Reserva Branco 2019

Dão
Palácio Anadia Vinhos
Blend de Encruzado, Gouveio e Uva-Cão
18 euros

Nascido em Mangualde, nas vinhas dos históricos jardins do Palácio dos Condes de Anadia, trata-se de um reserva branco muito bem trabalhado. Um blend elegante que, na boca, se revela viçoso, macio, abrangente. Tradição e modernidade. Nota alta.


Casa Albuquerque Dão Encruzado 2020

Dão
Casa Albuquerque
Encruzado
7,50 euros

É de vinhas velhas da Casa Albuquerque, localizadas em Girabolhos, Seia, que são oriundas as uvas que dão origem a este branco da casta Encruzado. De aroma vivo e elegante, é no sabor que se destaca, confirmando a evolução e as qualidades reveladas nos anos anteriores. Promete…


António de Oliveira Dão Branco 2017

Dão
Quinta da Manuela
Bical, Malvasia-Fina e Cerceal Branco
8,50 euros

Produzido pelo ex-selecionador de futebol na Quinta da Ribaboa, em Vila Nova de Tazem, Gouveia, revela-se um belíssimo branco que cresceu em garrafa. Faz-se destacar graças aos apontamentos de frutas frescas e notas cítricas, a um volume encorpado e a um final firme e distinto.


Dª Lurdes Madre de Água Encruzado 2014

Dão
Madre de Água
Encruzado
27 euros

Excelente trabalho enológico de Paulo Nunes, que potencia as características da casta Encruzado, apresentando um branco estruturado, com impressão digital cítrica e mentolada, reflexo da origem nas terras altas e graníticas de Gouveia. A matriarca da família não poderia ser melhor homenageada.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto.