Padre celebra missa no mar e usa colchão insuflável como altar

Dom Mattia garante que não teve intenção de banalizar a eucaristia

Um sacerdote está a gerar polémica após improvisar uma solução para celebrar a eucaristia durante uma onda de calor na Itália. A ideia não foi bem recebida por todos e o padre está agora a ser alvo de uma investigação.

Durante os maiores períodos de calor, não há quem aguente. Nem mesmo Dom Mattia Bernasconi, um padre italiano que pensou numa solução pouco comum para celebrar a missa perante as altas temperaturas. Dentro do mar, sem batina ou qualquer peça de vestuário na parte de cima e um colchão insuflável a substituir o altar. Assim que o episódio começou a ser divulgado, gerou-se uma enorme polémica, de tal modo que agora está a ser alvo de uma investigação.

Embora improvisada, a celebração, que ocorreu no domingo, contava com vários banhistas a assistir, também dentro do mar, e vestidos (como pede a ocasião) em trajes de banho. Algumas imagens e vídeos do momento foram partilhados nas redes sociais, em particular quando o padre preparava o momento da comunhão com o apoio do insuflável.

A diocese de Crotone, no sul da Itália, onde foi celebrada a missa, condenou a atitude do padre, alegando que a celebração eucarística tem uma linguagem particular e é realizada com gestos e símbolos que devem ser respeitados e valorizados.

Dom Mattia já respondeu à acusação, numa carta enviada à arquidiocese, na quarta-feira, na qual explica que não teve intenção de banalizar a eucaristia ou manipulá-la para enviar algum tipo de mensagem. No entanto, admitiu uma certa ingenuidade em não ter dado o devido peso aos símbolos que representava e pediu desculpa pela confusão causada pelas imagens difundidas pela imprensa.

Ainda assim, foi aberta uma investigação por ofensa a uma instituição religiosa. Mas parece que a celebração não desagradou a toda a gente. Um deputado italiano já manifestou a sua solidariedade para com o padre e agradeceu-lhe por levar os valores cristãos até às praias.