Origem Comum. O respeito pelos artesãos

A Origem Comum surgiu durante a pandemia é a consequência natural do The Home Project Design Studio

Álbio Nascimento e Kathi Stertzig, designers, têm uma plataforma de trabalho e de investigação que preserva práticas ancestrais, recupera e cria novos modelos. Peças manuais, belas e úteis à modernidade.

A origem de materiais autóctones, o saber-fazer artesanal, as técnicas tradicionais, os artefactos que carregam rituais, os padrões e as cores, o património cultural. Tudo interessa aos designers Álbio Nascimento e Kathi Stertzig, autores da Origem Comum, plataforma que vai às raízes de práticas de outros tempos, à beleza do que permanece, à utilidade do que resiste. “É um processo participativo que torna tão rica essa pesquisa. É uma viagem feita com as comunidades que se interessam e que fazem”, conta Kathi Stertzig. Um caminho feito com os artesãos, seus saberes e suas práticas.

“A construção do objeto é tão importante quanto o conceito das coisas que são feitas”, diz Álbio Nascimento. Investiga-se, preserva-se, recupera-se, transforma-se. Fazem-se residências criativas, exposições, séries documentais. As características da produção artesanal importam: a oficina, a pequena escala, a qualidade dos materiais, as questões éticas. “O património cultural dos lugares, a materialização dos utensílios, os códigos visuais e morfológicos que recolhemos e que interessam continuar a trabalhar”, descreve o designer.

Designers Álbio Nascimento e Kathi Stertzig, autores da Origem Comum

A Origem Comum tem um espaço em Lisboa, as peças estão expostas num showroom e estão à venda online. Tábuas de cozinha de eucalipto vermelho, a vassoura feita de folhas de palmeira-anã, bases e tabuleiros de cortiça, cestas de alqueire, tapetes de trapo, a bilha de barro preto, palitos esculpidos à mão com uma faca, rodilhas de tecido. Tudo tem uma origem, tudo tem a sua história.

Uma das mais recentes investigações centrou-se nos papagaios, nessas pequenas prateleiras que serviam de suporte a um candeeiro a petróleo ou a um recipiente com água, e que fazem parte da memória coletiva. A dupla de designer construiu a história do objeto, redesenhou cinco modelos, devolveu-os à vida contemporânea. E, desta forma, práticas ancestrais ganham visibilidade e envolvem-se em questões atuais como a produção sustentável, o comércio justo, o consumo responsável, o respeito pelo clima, o bem-estar comunitário.

A Origem Comum surgiu durante a pandemia é a consequência natural do The Home Project Design Studio, estúdio criado em 2004. Em 2019, Álbio Nascimento e Kathi Stertzig foram convidados para elaborar a Estratégia Nacional do Saber Fazer Português. Uma nova perspetiva em construção que destaque a relevância contemporânea da produção artesanal baseada no conhecimento e na criatividade. Fazer por fazer não faz sentido. Fazer diferente, mas diferente de quê? Questões que se levantaram no início de tudo. E, nesse caminho, absorve-se muita coisa. “Aprendemos com isso para fazer coisas novas sem quebrar a ligação”, refere Álbio Nascimento. Nada se perde, tudo se recupera sem a pressa e a urgência da produção industrial.