O meu objeto: o peluche de Ana Markl

Ana Markl está nas “Manhãs da 3”, na Antena 3, de segunda a sexta das 7 às 10 horas. Este ano, lançou o livro infantojuvenil “Avó, onde é que estavas no 25 de Abril?”

O objeto escolhido pela animadora de rádio e autora Ana Markl.

“O Julião é capaz de ser o objeto que me acompanha há mais tempo na vida. Foi do meu irmão e chegou às minhas mãos já com camadas de cola nos olhos, tipo coriza dos peluches. Contas feitas, deve ter quase 50 anos.

Durante muito tempo, sofri de nostalgia precoce muito aguda, tinha verdadeiro pânico de perder a memória. Aos 16, lia os meus diários de quando tinha 13 e comovia-me muito. Hoje, ainda guardo esses diários, algumas cartas, mas pouco mais. A tendência para a imaterialidade das memórias e a cultura do destralhe provocaram-me outro tipo de pânico: o da acumulação de objetos. Confio no hipocampo e na cloud para darem conta do recado.

Responder ao desafio de escolher um objeto da minha vida é difícil, já que me sobram poucos. Felizmente, abri o armário e os olhitos remelados do Julião estavam a olhar para mim.

Este bom velho cãozinho não esteve sempre no armário – até porque acredito que os brinquedos têm uma vida quando não estamos a olhar, como no “Toy story”. Fez-me sempre companhia nos quartos das casas por onde passei e ganhou nova vida nas mãos do meu filho…. Até ao dia em que reparei que pequenos pedaços de espuma estavam a sair da sua boca e que o meu filho se entretinha a enfiá-los meticulosamente pelo nariz acima. Correu tudo bem, mas decidi que estava na hora de o Julião se reformar.”

Animadora de rádio e autora
43 anos