Moda regencycor, à imagem de “Bridgerton”

Os corsets voltam a estar na moda

Tendência regencycor devolveu à moda os corsets, tiaras, bandoletes vistosas, vestidos soltos e mangas balão. Ao estilo das personagens, mas à medida da atualidade.

Depois do “comfy style” imposto pela pandemia, a série “Bridgerton” marca agora a moda. Os visuais da história da Netflix influenciam o que se vê nas ruas e nas lojas, ainda mais quando a segunda temporada está em foco e a terceira vem a caminho. Mesmo que a ação se passe em 1813, durante a Regência Britânica, com sátiras à burguesia da época, as referências colocam em alta o estilo denomina regencycore.

O figurino da ficção, da responsabilidade de Ellen Mirojnick, que assinou também o guarda-roupa de “Malévola”, é rico e cheio de detalhes, que se identificam em propostas atuais. Vestidos de corte império, com cintura marcada, silhuetas direitas, mangas balão, padrões floridos, bordados delicados e, claro, os corsets estão de volta. As joias ou bijuteria com brilhantes e pérolas, assim como os acessórios para o cabelo – alguns ao estilo tiara, mas também laços -, somam-se entre as inspirações seguidas no presente.

O fenómeno é tal que fomentou parcerias. A Stradivarius tem uma linha alusiva à série e também lançou com a marca britânica Malone Souliers uma coleção cápsula de 15 peças, constituída por calçado e outros acessórios, à imagem dos looks das personagens da primeira temporada. No entanto, vale a pena explorar o mercado vintage ou até os armários das avós.

Os detalhes herdados do século XIX misturam-se agora com gangas e calças que, em tempos idos, eram reservadas aos homens, ou são reinterpretadas em vestidos mais curtos. Os corpetes que antes adelgaçavam a silhueta usam-se agora sobre a pele ou t-shirts, já sem espartilhar. É tudo uma questão de gosto e estilo, com largas à criatividade, pois ideias não faltam para arriscar na vida real, misturando romantismo e ousadia na mesma equação.

Portugal Jewels | Travessa | 105 euros
Swarovski | Gargantilha | 450 euros
Stradivarius | Corset | 22,99 euros
Cata Vassalo | Bandolete | 70 euros