Gentlemen’s Market. Um mercado de fato e gravata (e de altos voos também)

Desde 2013 que Tiago Froufe e Pedro Teixeira partilham o blogue “Bons Rapazes”, que quiseram carregar para um espaço físico

Do desporto às motas ou vinhos, o mercado masculino vai muito para lá da moda e desenha-se aventureiro e feito de experiências. O Gentlemen’s Market aterra no LxFactory, em Lisboa, no próximo fim de semana. Com propostas exclusivamente para homens.

Aqui, tanto entra moda como vinhos, motas, carros, experiências. Mergulhar no universo masculino num mercado só direcionado para homens é um trabalho de confiança que leva tempo, até porque o público masculino é difícil de fidelizar. Mas este é um regresso anunciado: o Gentlemen’s Market vai para a 4.ª edição e acontece nos dias 4 e 5 de junho, no LxFactory, em Lisboa.

E se os mercados direcionados exclusivamente para homens são uma raridade, há uma explicação: “É sempre um desafio conversar com os homens, é um público muito difícil de captar e de fidelizar. E é um público também muito exigente. E isso é, muitas vezes, uma dificuldade para quem quer avançar com este tipo de iniciativas”, aponta Tiago Froufe, criador do projeto a par do ator Pedro Teixeira. Desde 2013 que os dois partilham tendências, marcas, experiências no site, em jeito de blogue, “Bons Rapazes”, que quiseram carregar para um espaço físico. “O Gentlemen’s Market, no fundo, é uma extensão do Bons Rapazes, que é um projeto editorial muito dedicado ao universo masculino. É uma extensão para a vertente presencial do conteúdo que já criámos, tanto para o site como para as redes sociais. E decidimos fazê-lo porque já temos um público fidelizado.”

Tanto é que, se no blogue se fala de moda, motas, carros, altos voos, é exatamente tudo isso que está concentrado num só espaço, com marcas e empresas de ADN masculino de portas abertas à clientela. “Aqui, é possível viver durante dois dias todas as experiências de que falamos ao longo do ano. O Gentlemen’s Market acaba por reunir tudo isto.”

Moda, test drives ou viagens de helicóptero

Afinal, o que é um mercado masculino? Um exemplo claro é a venda de experiências, nomeadamente de passeios de helicóptero pela cidade. Essa é talvez a maior diferença para um mercado feminino: a aventura. Mas, no Gentlemen’s Market, há mais segredos para captar este público. Há um barbeiro que vai cortar cabelo e fazer a barba de forma gratuita aos visitantes, test drives de várias marcas de carros, incluindo elétricos, e de motas, cosmética para homens, um perfumista, uma zona dedicada ao desporto, provas de vinhos, de cerveja, de uísques, uma área de restaurantes, que vai desde as ostras ao sushi, e até hotéis de charme estão presentes.

E há, como não podia deixar de ser, marcas icónicas. “Temos a Camisaria Machado, com camisas feitas à medida. Ou, dentro do universo de aventura, uma das marcas mais interessantes, muito ligada ao universo do surf e das motas, que é a Deus Ex Machina, que nos vai proporcionar uma festa no sábado à noite.” Além dos calções de banho DCK ou dos acessórios da marca Refém. É um mundo sem-fim. As mulheres também se juntam, sobretudo para acompanhar os homens, mas “não costumam ir sozinhas”. Talvez por isso se tenha apostado no The Tea Club, um mercado totalmente feminino que vai acontecer, pela primeira vez, em paralelo.

A localização, que é nova (antes o mercado acontecia em Sete Rios), faz aumentar as expectativas. “Nas últimas edições, recebemos cerca de quatro mil pessoas, nesta esperamos entre 12 a 15 mil visitantes”, revela Tiago Froufe. Também porque os homens procuram cada vez mais estes mercados? “Cada vez mais procuram referências. E valorizam a curadoria de alguém que já tem a sua confiança. Aqui, já sabem que encontram uma série de marcas, produtos e experiências tudo concentrado, sem terem que andar de loja em loja.”

O que eles procuram

Moda
● Joalharia masculina
● Meias com padrão
● Streetwear
● Ténis desportivos
● Camisas florais
● Relógios digitais
● Bonés neutros
● Gravatas coloridas

Experiências/bens materiais
● Carros clássicos
● Motas de aventura
● Carros elétricos
● Vinhos frescos e leves
● Jogos de paddle