Elegância intemporal marca decoração de “villa” sul-africana

A cozinha foi uma preocupação para a equipa, com o cliente a exigir um espaço verde ou azul nesta divisão

Numa moradia recém-construída na África do Sul, a Deckora Design foi desafiada a conjugar a inspiração local com a europeia recorrendo a cores fortes e texturas variadas.

“Uma moradia de estilo colonial moderno, com um interior clássico e intemporal, onde a atenção aos detalhes nunca falhou.” É assim que Camilla Esposti resume o trabalho que a Deckora Design, da qual é cofundadora e diretora, desenvolveu numa “villa” na África do Sul. “Concentrámo-nos em linhas simples, texturas ricas e cores fortes.” O cliente, que já trabalhara com Camilla Esposti num projeto mais rígido e impessoal em Londres, queria um interior personalizado, em linha com a cultura local.

Os materiais são sobretudo naturais e há padrões e paletas variados que vão sendo visíveis em cada divisão. “É um desafio ser elegante quando lidamos com muita cor.” Também a cozinha foi uma preocupação para a equipa, com o cliente a exigir um espaço verde ou azul nesta divisão, segundo a arquiteta e decoradora italiana a residir em Portugal.

Pedra italiana, papel de parede e algumas peças de mobiliário de galerias de nicho são alguns dos apontamentos europeus que a equipa de decoradores trouxe para o projeto, que desenharam algumas peças que foram depois manufaturadas por artesãos locais. Depois, misturaram as duas culturas.

Na fachada da casa sobressaem as grandes janelas e portas em madeira local. Já o chão é uma mistura de materiais (pedra principalmente, mas também madeira) e de origens. Nos quartos é possível observar a combinação de diferentes texturas, desde o linho ao veludo. Camilla Esposti conta que cada divisão é diferente, exemplificando com um dos quartos, inspirado num biombo antigo comprado em Paris.

Situada em Paarl, África do Sul, e vizinha da Cidade do Cabo, a “villa” de seis quartos e 900 metros quadrados está dividida em dois pisos e rodeada por uma zona vinícola. Iniciado em 2018, o projeto terminou no ano passado, servindo como “casa de fim de semana”. A finalidade do edifício foi uma das preocupações de Camilla Esposti, que acredita que um arquiteto e decorador de interior deve ter em conta a forma como a casa vai ser utilizada para, mais do que um espaço, “ser desenhado um estilo de vida e uma experiência”. O trabalho desenvolvido pela Deckora Design reflete assim “um lar de família focado num ritmo de vida tranquilo e de entretenimento”.

Camilla Esposti mudou-se com a Deckora Design, fundada em 2017 em Londres, para Lisboa durante a pandemia de covid-19. Com uma equipa de quatro pessoas, o ateliê de decoração e arquitetura “evita um estilo específico, procurando trabalhar sempre lado a lado com cada cliente, com projetos que vão do âmbito pessoal ao comercial”.