Cinco vinhos que vão dar cor à sua vida

Os vinhos rosé nunca devem ser servidos excessivamente frios

A chegada do verão abre definitivamente as portas aos rosés.

Longe vão os tempos em que os rosés eram encarados de soslaio e tantas vezes apelidados de vinhos de cocktail ou até mesmo de refrigerantes. Agora, não faltam produtores a enveredar por um caminho que continua a somar êxitos e a conquistar fãs. Seja como aperitivo ou como acompanhamento dos mais variados pratos, nunca os sirva excessivamente frios. Siga as recomendações dos produtores. E boas provas!


Titan of Douro Reserva Rosé 2019

Douro
Titan of Douro
Mourisco, rufete e touriga-nacional
19,99 euros

A elegância é o cartão de visita deste rosé, impressão digital de Luís Leocádio, em que a equilibrada acidez cativa desde o primeiro contacto. Da cor, salmão suave, ao aroma, de cereja e framboesa, passando pela boca, plena de personalidade, trata-se de um vinho com uma fascinante polivalência.


Quinta da Alorna Touriga Nacional Rosé 2020

Tejo
Quinta da Alorna
Touriga-nacional
6,49 euros

A família Lopo de Carvalho prossegue a secular caminhada de sucesso. E este rosé é um exemplo fidedigno disso mesmo. A frescura e a acidez convencem. O aroma, muito frutado, sobretudo a frutos vermelhos, revela um caráter que o sabor, duradouro, potencia.


Bons Ares Rosé 2021

Douro
Ramos Pinto
Cabernet sauvignon, tinta barroca e touriga-nacional
15 euros

Uma estreia em grande, na versão rosé, de uma marca de referência da Ramos Pinto. A frescura, a estrutura e a forte capacidade aromática formam um triângulo equilátero, que, na boca, se revela redondo e extremamente sedoso. Nota alta.


Restrito Rosé 2021

Douro
Restrito
Touriga-nacional e tinta roriz
8,50 euros

A enologia de Carlos Magalhães volta a encantar. Pelo terceiro ano consecutivo. Trata-se de um vinho de aroma irreverente, marcado por frutos vermelhos e cor ligeiramente rosada. Mas é na boca que conquista a maior parte dos pontos, graças ao final fresco e balsâmico. Harmonioso.


Quinta do Côtto Rosé 2021

Douro
Montez Champalimaud
Touriga-nacional e tinta roriz
8 euros

A segunda edição deste rosé confirma as boas expectativas criadas no ano passado e celebra da melhor forma o centenário da casa Montez Champalimaud. O vinho encanta pela frescura. Elegante, tem nos frutos vermelhos muito do seu charme e na equilibrada acidez o segredo do sucesso.


Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto