Cinco vinhos para desfrutar com castanhas

Cinco sugestões de vinhos para acompanhar com castanhas que o irão surpreender

As festas de São Martinho estão aí, prontas para mil e uma jornadas de confraternização.

Quentes e boas. E bem acompanhadas. Noutros tempos, nos magustos, bebia-se água-pé ou jeropiga. No entanto, uma boa castanha exige, cada vez mais, um vinho que faça a diferença. Neste bloco de provas, cinco sugestões que o irão surpreender. E convencer.


Cartuxa Licoroso Tinto Reserva 2012

Alentejo
Fundação Eugénio de Almeida
Aragonez, Touriga-Nacional e Alicante Bouschet
59,03 euros (37,5 cl)

Mais um tesouro da Fundação Eugénio de Almeida, sempre sob o comando enológico de Pedro Baptista e Duarte Lopes. Produzido pela primeira vez em 1986, o seu trajeto é, em cada edição, uma história com final feliz. Os seis anos de madeira conferem-lhe a elegância que o distingue. Excelente.


Moscatel do Douro Fernão de Magalhães 2017

Douro
Adega de Sabrosa
Moscatel Galego Branco
7,66 euros

Belíssimo trabalho enológico de Celeste Marques. De cor cativante e boa acidez, tem nos apontamentos aromáticos de caramelo e no sabor, bem estendido, a mel os principais realces. Um Moscatel pleno de fulgor, (re)conhecido internacionalmente e com um preço muito apelativo.


Lajido – Fine Old Reserve – Meio Doce 2007

Açores
Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines
Verdelho
25 euros

A Picowines continua a construir o futuro tendo por base o trabalho de mais de sete décadas de história. Este Verdelho, casta de muitas e boas tradições nos Açores, destaca-se pela reluzente acidez e por um final de boca que tarda em desaparecer. Um licoroso com muita personalidade.


Abafado 5 Years Fernão Pires

Tejo
Quinta da Alorna
Fernão Pires
11,99 euros (50 cl)

Produzido pelo método tradicional de abafar o mosto com aguardente, interrompendo assim o processo de fermentação, evidencia-se pela frescura e pela doçura. Uma harmonia muito bem conseguida pela enóloga Martta Reis Simões. Cinco anos em madeira oferecem-lhe inegável glamour.


Moscatel Roxo Setúbal Venâncio Costa Lima 2015

Setúbal
Venâncio Costa Lima
Moscatel Roxo
15,40 euros (50 cl)

A “ressuscitada” casta setubalense Moscatel Roxo volta a ter o encanto e a fama que ostentou há mais de 100 anos, como se constata nesta belíssima edição de 2015 da secular Venâncio Costa Lima. Muito sabor, extremamente guloso, um vinho justamente premiado dentro e fora de portas.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto