Calças cargo, com bolsos para todas as ocasiões

Este tipo de calças tem inspiração militar e caracteriza-se pelos bolsos cargo nas laterais

No universo feminino, as calças cargo usam-se de forma mais casual ou sofisticada. O estilo também encaixa no guarda-roupa masculino, mas sem tanta versatilidade.

Afirmaram-se na moda nos anos 1990 e 2000 e estão de volta. Desta vez, parece que vieram para ficar. As calças cargo adaptam-se agora a diferentes ocasiões, como sugerem algumas estrelas internacionais, é o caso de Zendaya ou Bella Hadid. A geração Z relançou o estilo, confirmando a sua versatilidade.

De inspiração militar – por terem sido vestidas inicialmente por soldados britânicos e norte-americanos na década de 1940 -, caracterizam-se pelos bolsos cargo nas laterais, que antes guardavam munições e, atualmente, não têm uma utilidade definida, mas darão certamente jeito para manter o telemóvel por perto. Reformuladas, mais ou menos largas, veem-se mais casual chique e usadas, sobretudo, por mulheres, em diferentes visuais.

A consultora de imagem Raquel Guimarães reconhece-lhes versatilidade, dependendo do que se conjuga e dos detalhes, inclusive o tipo de tecido. “Para um look mais tech, clubber ou raver deve optar por um modelo com atilho/laçada na cintura, combinado com uma t-shirt e uns ténis ou bota militar”, indica. Acrescentando que, em ambiente profissional, a aposta deve ir para “um modelo tipo alfaiataria com botins bem estilizados e um blazer”. Uns stilletos ou sandálias emprestam sofisticação para um jantar ou saída à noite.

Raquel sublinha ainda que “estas calças são ótimas para corpos do tipo triângulos invertidos ou mulheres que desejam acrescentar volume às suas pernas” (com a ajuda dos bolsos e/ou tecido caso se trate de uma sarja ou tecido técnico. Quanto aos homens, “as calças cargo são mais indicadas para ambientes de Natureza, passeios na montanha ou dias mais radicais”, mas tudo depende do gosto e da personalidade.

Blumarine | 554 euros
Tom Ford | 1559 euros
Springfield | 49,99 euros
Pull&Bear | 29,99 euros
Pinko | 235 euros
Zara | 27,95 euros