All Closets: a segunda mão como primeira opção

Catarina Silva tinha um armário a abarrotar e resolveu criar uma plataforma para venda de peças usadas sem complicações

All Closets é uma plataforma online de compra e venda de roupa, sapatos e acessórios usados. Em todos os tamanhos, para todas as idades e géneros, estilos e carteiras. O processo é simples, fácil e eficaz para uma experiência que se quer feliz.

Catarina Silva adora moda, era consumidora assídua de roupa, sempre de olho nas últimas tendências, o quarto cada vez mais cheio, peças por usar, gavetas a abarrotar. “Comecei a olhar para o quarto e já não cabia mais nada”, recorda. As notícias sobre as consequências associadas ao consumo exagerado, a produção desmesurada, o que se acumula dia após dia, a indústria têxtil como a segunda mais poluente a seguir à dos transportes, fizeram soar as campainhas. E a perspetiva mudou.

Abriu uma loja de roupa usada no Instagram, percebeu que havia bastante procura por peças em segunda mão. “O que me fez pensar de uma outra maneira, havia uma necessidade de construir algo para todas as pessoas.” Deixou o Instagram e, há quatro meses, abriu a All Closets, plataforma online de compra e venda de artigos usados para mulher, homem e criança. “Queremos tornar a segunda mão na primeira opção dos portugueses.” Di-lo com todas as letras.

O projeto não surge, portanto, do pé para a mão. Catarina Silva tem 25 anos, é engenheira mecânica, fez investigação científica, trabalhou numa multinacional de energias renováveis, largou tudo para se dedicar à All Closets a tempo inteiro. João Gomes, engenheiro eletrónico, trata da parte de informática. A diminuição de desperdício têxtil, a economia circular, a sustentabilidade e a inclusão fazem mover os dois amigos de faculdade.

“O mais justo é haver um sítio onde todas as pessoas se sintam incluídas, onde toda a gente é bem-vinda”, diz Catarina. Roupa para todos os géneros e tamanhos, todos os gostos e orçamentos a partir de 99 cêntimos, com propostas direcionadas às gamas plus-size, maternidade, vintage. Há artigos novos todos os dias, alguns de marcas premium.

São centenas de peças à venda que chegam a casa num ou dois dias. Catarina e João não querem complicações. “A ideia é facilitar o processo para que seja uma experiência simples, fácil e eficaz.” Não é preciso tirar fotografias aos artigos que se querem vender, basta submeter o pedido de recolha, receber uma etiqueta para colocar na embalagem, enviar pelo correio, aguardar pela avaliação. Se estiver tudo bem, avança-se para a venda, caso contrário, as peças voltam ao dono. A receita pode tornar-se num voucher para comprar na All Closets ou transferida para a conta bancária. “O mais justo para quem vender e para quem comprar.” Com segurança, com métodos de pagamento autenticados, portes grátis para compras acima dos 29,99 euros para Portugal Continental, e entregas por estafeta na zona do Porto.

“O mundo da segunda mão é um mundo de descoberta de emoções.” Catarina fala em bons resultados e clientes fiéis, de um negócio que está a evoluir, de uma melhor perceção da roupa usada. “E tudo começa porque ganhei consciência do que a indústria de moda rápida faz, destrói e prejudica”.