Boah Nova, os candeeiros que usam fatias finas de madeira para moldar a luz

Fernando Pinto Santos é o criador do projeto artesanal e respeitador do ambiente

Candeeiros desenhados e feitos à mão numa pequena oficina em Leça da Palmeira com matéria-prima 100% natural e nacional. Boah Nova apresenta-se de forma sustentável e com design minimalista.

Cada peça tem o seu caráter, a sua postura, a sua forma de iluminar. Nenhuma é igual a outra. Boah Nova é uma marca de candeeiros de chão e de teto feitos à mão, desenhados por designers portugueses, que viu a luz do dia em março deste ano. O nome vem da localização, a oficina fica na Boa Nova, em Leça da Palmeira, Matosinhos, junto ao mar. Uma empresa nano com olhar global e que não tem pressa de crescer.

O design é minimalista e contemporâneo e a matéria-prima vem da Natureza tal como ela é. São finas folhas de madeira, quase lâminas, 100% naturais, flexíveis, translúcidas, de origem nacional. “Cada pedaço de madeira tem os próprios nós, nenhuma árvore é igual, é um objeto único. Respeitamos as características da madeira, não queremos subjugar o material.” Fernando Pinto Santos, professor de Gestão do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing, fala da matéria-prima e do seu projeto artesanal e respeitador do ambiente. “Com as características do material, criamos o efeito que desejamos, que a luz não seja intensa, que seja confortável para os olhos.”

Boah Nova tem uma história, não caiu do céu. “Foi uma confluência de diversas coisas, de interesses e de competências, que se conjugaram no tempo.” Fernando Santos trabalhou em empresas de iluminação, sobretudo como consultor, viveu em vários países, fez o doutoramento na Finlândia, voltou a Portugal há três anos. “A iluminação faz parte do meu passado.” A ideia surgiu no início do ano, procurou o material, encontrou-o, meteu mãos às obras. Foi um processo orgânico. “E foi um desafio a mim próprio de voltar a ter um projeto empresarial e aplicar na prática o que ensino aos alunos”, conta. Para que o discurso da sustentabilidade, da ecologia, do reciclável, do ambientalmente responsável não fique apenas em palavras. Da teoria à prática.

A Boah Nova não tem pressa de aumentar o portefólio. Para já, tem 18 candeeiros fabricados à medida das encomendas, com clientes por cá e já com vendas nos Estados Unidos, Alemanha e Finlândia. “É um produto de nicho, a ideia é nunca massificar. A sustentabilidade é muito importante, queremos lançar produtos que fiquem e que se mantenham. São produtos intemporais.” As vendas são feitas online, a marca tem site em inglês e português, a estratégia é falar diretamente com o consumidor. Fernando Santos tem alguns planos, crescer devagarinho, modelo a modelo, trabalhar mais com jovens designers, lançar concursos nessa área, abordar espaços que se liguem ao conceito da marca. Os seus candeeiros são para o Mundo. Modelos exclusivos moldados em finas fatias de carvalho e que andam na casa dos 100 e dos 200 euros.