Sete sinais de que a sua relação está por um fio

Anda descontente com a sua relação? Não consegue perceber se está só a passar por uma má fase ou se o relacionamento já deu o que tinha a dar? Eis sete sinais que o devem deixar alerta.

O diálogo é cada vez menos frequente

Sabe aquela fase em que falavam a toda hora? Telefonemas, mensagens, conversas intermináveis em que o assunto parecia nunca faltar? Pois é, esse tempo já lá vai há muito. Mas depois da fase da acalmia, agora estão na fase da razia. Durante o dia já nem falam e mesmo quando chegam à noite parece que não têm nada que dizer um ao outro. Acaba cada um para seu lado, algures entre as séries e o telemóvel.

As prioridades passam a ser outras

Jantar com o companheiro ou com um grupo de amigos? Se, nos últimos tempos, acaba sempre a preferir a segunda opção, algo não bate certo. Talvez já não se sinta assim tão bem com a pessoa que tem ao lado. Por muito atribulada que seja a sua vida, muitas vezes por culpa do trabalho, é importante que continue a arranjar tempo para a pessoa com quem está. Sentir-se negligenciado/a numa relação é meio caminho andado para correr mal.

Já nem para discutir há paciência

Se antes achava que era fundamental ir falando do que não funcionava na relação e analisar em conjunto o que estava mal… agora não. Entre o deixar andar e o “discutir”, prefere quase sempre não se chatear. Escusado será dizer que, quando acha que discutir o que não está bem é uma perda de tempo, a relação já deu o que tinha a dar.

Pensa demasiado “e se…?”

Houve uma altura em que tinha a certeza que era só com aquela pessoa que queria estar. Com o tempo, as coisas foram-se alterando. Ao “será que ainda é a mesma coisa?” e ao “isto vai mesmo funcionar?”, segue-se todo um novo lote de interrogações. “Como será que isto acabar? Não seria mais feliz se isso acontecesse? E se isto funcionasse melhor com outra pessoa?” Esqueça. Seja sincero consigo e acabe com a relação. Hora de seguir em frente.

A atração está em queda livre

Lembra-se do início? Eram os olhos, o cabelo, as pernas. Tudo no seu companheiro o atraía. Agora, enfim, tudo é banalidade. Facilmente se sente mais atraído por aquela pessoa que anda consigo no ginásio. Em casa a coisa é bem diferente. Irmãos? Às vezes parece.

Sexo mais raro e a durar menos

Que o tempo em que tinham relações em todo o lado, a toda a hora, já tenha passado nem surpreende. Afinal, a fase da loucura não podia durar para sempre. Mas também não era preciso passar do oitenta ao oito. Se já se passam semanas sem que estejam juntos, se dá por si a encontrar as explicações mais estranhas para adiar o sexo para outro dia, se quando tem prefere “despachar” a coisa… Bem, não é preciso dizer mais nada, pois não?

Já não há vontade de experimentar coisas novas

E aquelas horas que perdiam a partilhar – e a testar – as fantasias mais picantes (ou mais estranhas)? Agora, quando ouve os fetiches do parceiro, já só tem vontade de rir. Ora, isso é precisamente a pior coisa que se pode fazer. Quando começa a hesitar em partilhar as suas fantasias por medo da rejeição, está a caminhar a passos largos para o abismo.