Sabonetes artesanais: o bem-estar e a natureza lado a lado

A“Aromas da Villa” é uma marca de sabonetes artesanais que não se preocupa apenas com a qualidade dos produtos fabricados. As embalagens, ecológicas, ajudam a conquistar os clientes

Os sabonetes artesanais provam que as alternativas naturais são mais eficazes do que as químicas. De alfazema a carvão, não faltam opções ecológicas.

A saúde e o bem-estar, pessoal e ambiental, são preocupações cada vez mais evidentes na vida quotidiana. Isentos de químicos e conservantes, os sabonetes artesanais resultam de ingredientes 100% naturais. Azeite, óleos vegetais e ervas aromáticas são alguns deles. “O azeite é rico em vitaminas e antioxidante, propriedades hidratantes que ajudam na limpeza dos poros; os óleos permitem ter uma pele mais suave e têm, ainda, o efeito de retardamento do envelhecimento”, detalha Sandra Almeida, fundadora da loja Aromas da Villa, em Condeixa-a-Nova.

Existem gamas específicas de cuidados que se dedicam à diminuição do risco de alergias e irritações, aliviando a maioria dos sintomas de peles atópicas, como o eczema ou a psoríase. E há também sabonetes artesanais para o cabelo. Além do poder de hidratação, protegem da caspa.

“Todos os produtos apresentados na forma sólida apresentam duas grandes vantagens face aos líquidos e cremes: baixa concentração de água, que evapora com facilidade, o que os torna mais duradouros; e a elevada concentração de óleos vegetais e essenciais, que são os ingredientes que verdadeiramente nutrem, hidratam e reparam a pele e o cabelo”, afirma Rúben de Almeida Domingues, sócio e responsável de marketing e comercial da marca Terra Saboaria Artesanal, apenas com presença online.

Alfazema é o aroma mais escolhido pelo efeito relaxante, embora o de carvão não fique muito atrás pelas propriedades de limpeza. Como dizem Luís Valente e Nathalie Moreira, sócios-gerentes do Atelier do Sabão, em Espinho: “As pessoas que procuram sabonetes artesanais preocupam-se com o bem pessoal e ambiental. Portanto, o artigo, como um todo, vai ao encontro dessas preocupações”.