Abelhas à beira de um ataque de nervos por causa do aquecimento global

O aquecimento global faz com que as abelhas sintam dificuldade extra para conseguirem realizar tarefas com a eficiência de sempre

Um estudo da Universidade de Sussex (Reino Unido) comprovou que as abelhas sentem cada vez mais dificuldade em orientar-se e que voam com menos eficiência e rapidez.

Para chegarem a essa conclusão, os investigadores realizaram vários testes e concluíram que, no espaço temporal de um minuto e meio e com ventos próximos da média atual, as abelhas alcançaram menos flores do que com o vento a soprar tal como sempre estiveram acostumadas. A lentidão tem que ver com o facto de as abelhas se sentirem mais hesitantes quando abordam as flores e, depois de as abordarem, também demorarem mais tempo a retomar o voo.

Outra razão apontada pelos autores do estudo indica que, como o vento tem vindo a soprar com cada vez mais intensidade, a temperatura corporal média das abelhas acaba por baixar, o que leva a que sintam dificuldade extra para conseguirem realizar tarefas com a eficiência de sempre.