Patrão descobre que funcionário era o irmão que procurava há vários anos

Antonio com o irmão do meio, Jefferson.

Texto de Ana João Mamede

António Nunes, 35 anos, foi o primogénito da família. Apesar das dificuldades económicas, a avó não deixou que fosse levado e comprometeu-se a criá-lo. Os irmãos de António não tiveram tanta sorte. A falta de condições levou a mãe a dá-los para a adoção. Confrontado com essa realidade, desde cedo o maior desejo do brasileiro passava por reunir a família. Apesar de querer encontrar os irmãos, a informação era escassa. Sabia apenas a data de nascimento.

Em 2016, António conheceu Jefferson Greueli, o irmão do meio. Aos 34 anos, Jefferson descobriu a história da família biológica depois da morte do pai adotivo ter levado a mãe adotiva a contar-lhe. Reuniu informação e rapidamente encontrou António. Determinados a encontrar o irmão mais novo, dirigiram-se ao sistema público de adoção. Não obtiveram as informações desejadas, mas não perderam a esperança de reunir a família.

Lembrando-se que a mãe não tinha agido sozinha, António e Jefferson procuraram a senhora que a ajudou a encontrar os pais adotivos para os filhos. Só que a antiga cabeleireira não tinha mantido contactos. Contudo, recordava-se do nome dos pais adotivos.

António é dono de uma loja de gás no Bairro da Velha, em Blumenau, no estado de Santa Catarina (Brasil). Numa das muitas entregas regulares conheceu Maicon Luciani e tornaram-se bons amigos. No final de 2018, Maicon precisou de emprego. António nem pensou duas vezes e convidou o amigo para trabalhar na empresa.

Quando o comerciante precisou de viajar, pediu ao recém-contratado para ir consigo. Na viagem de regresso, ao conversarem sobre o passado, António descobriu o que procurou durante tantos e tantos anos. Maicon Luciani contou que tinha sido adotado, que o apelido da família biológica era “Nunes” e ainda falou da antiga cabeleireira que intermediou a adoção.

António contou todos os detalhes. Maicon nem conseguia acreditar. “Eu sabia que tinha dois irmãos e uma mãe. Descobrir que o meu chefe é meu irmão foi uma surpresa”, declarou. Sem perder mais tempo, o comerciante ligou a Jefferson a contar a novidade. “Agora é uma vida nova. Estamos a adaptar-nos à ideia. Ainda é tudo muito recente. Mas a vida é realmente uma caixinha de surpresas…”, afirmou António. A família estava finalmente reunida.