O casal de idosos que joga Nintendo 64. Quem perde, faz o chá…

Texto de Ana João Mamede

Um casal de idosos tornou-se um êxito na rede social americana Reddit. Tudo porque o filho, Louis Bork, divulgou que os pais jogam “Mario Kart” (um dos maiores sucessos da Nintendo 64) para decidir quem irá confecionar o chá do dia.

Segundo Louis Bork, desde 2001, os progenitores seguem essa espécie de tradição religiosamente, numa tentativa, bem conseguida, de fugir à monotonia do quotidiano, apimentar um pouco a vida e mostrar que as atividades habitualmente idealizadas para os mais velhos não lhes enchem as medidas.

O ritual, com 17 anos de vida, é levado tão a sério que ambos conhecem cada detalhe, truque e segredo do jogo. E, prometeram, um ao outro, não utilizar atalhos ou fazer batota para ganhar, pois o mais certo seria acabar em discussão, como já aconteceu anteriormente.

A Nintendo 64 foi um presente de Natal dos pais para Louis, em 1999. À medida que o filho foi crescendo, deixou de ligar à consola e o videojogo acabou arrumado e esquecido. Não muito tempo depois, os pais decidiram resgatá-lo, dos cantos mais escuros do sótão, para poderem brincar entre si.

O método sempre foi o mesmo. Uma partida no modo corrida e, posteriormente, três partidas no modo batalha. Habitualmente, o pai de Louis escolhe Toad como personagem, enquanto a mãe opta por Mario durante as batalhas e por Yoshi nas corridas.

Agora, já idosos e reformados, a tradição continua. Mas com consequências para o perdedor: confecionar o chá pela manhã e… ter um bom dia, com desforra marcada para mais tarde, quando voltarem a ligar a consola.