Meditar para viver devagar

Foto: DR

Texto de Sara Dias Oliveira

Aprenderam, desde pequenos, a valorizar e a respeitar o que vem da terra, cresceram nesse ambiente, e o que o coração sente consolidou esse amor pelos dons da natureza. Ricardo e André Salgado, irmãos unidos na vontade de proporcionar momentos de meditação, descontração, introspeção, alimentação saudável, exercício físico, criaram The Bare Concept, uma empresa de retiros e workshops. Dois irmãos, um conceito, um projeto assente no regresso às raízes, no equilíbrio sustentável com o universo, num estilo de vida mais tranquilo. Eles querem retribuir o que o planeta lhes dá. Com tempo, sem stresses.

Os retiros podem acontecer em qualquer zona do país, desde que haja contacto direto com a natureza, e para gente de todas as idades (menores obrigatoriamente acompanhados pelos pais). Meditação, tai chi, chi kung, ioga, reiki, surf, alimentação saudável, refeições veganas, caminhadas por montanhas, arborismo, fotografia de paisagem, improvisação artística, pintura e escultura são algumas das atividades à disposição. Pode ser um dia por 50 euros ou quatro que podem chegar aos 450.

O slow living, o estilo de vida do zero desperdício, a conexão permanente do corpo, mente e natureza são pontos de partida das oficinas preparadas pela empresa criada neste ano, com sede em Lisboa e presença nas redes sociais (site, facebook, instagram).

Os workshops ajudam a arrumar ideias para uma vida mais ecológica, mais ligada à natureza, menos agitada. “Não queremos mudar mentalidades, mas gostávamos de contribuir para a educação deste estilo de vida, pois as pessoas chegaram a um extremo de não pensarem nelas próprias”, salienta Ricardo Salgado, que destaca a importância de desacelerar o ritmo de vida e permitir a conexão com o eu interior.

Foto: DR

“É a altura certa para dizermos basta a este mundo instantâneo, cujas necessidades de corpo e mente estão em segundo plano face a coisas supérfluas”, avisa. E o próximo passo da The Bare Concept, nessa lógica de sustentabilidade, é vender produtos ecológicos, como palhinhas e escovas de dentes de bambu e t-shirts de algodão orgânico.

As viagens acabaram por confirmar o desejo de regressar às origens e a imensa paixão pela natureza. Ricardo é ator e viveu no Reino Unido, em França e em Timor-Leste. André, com o curso de Inglês, viveu sete anos no Reino Unido onde trabalhou em fábricas e armazéns. Voltaram a Portugal e o amor de infância juntou-os num negócio simples, com monitores especializados e ar puro por todos os lados.