Seis motivos para deixar as crianças cozinhar

Cozinhar não precisa de ser uma tarefa exclusiva do pai ou da mãe. As crianças podem e devem ter o seu lugar nesta tarefa doméstica diária já que, além de ser uma excelente desculpa para estarem juntos, é também uma forma prática e divertida de aprender a comer melhor e tornarem-se mais autónomos. Mas há mais benefícios. Aqui ficam seis motivos para reservar aventais lá em casa para os mais pequenos:

1. Alimentação mais saudável
Já é habitual as crianças fazerem birra quando têm de comer sopa ou legumes. Se fizerem parte do processo de preparação, tornam-se mais recetivas e curiosas no momento da refeição.

2. Aprender matemática a ler receitas
Contar os ovos para um bolo, medir a quantidade de água, saber quantas colheres de açúcar vão ser precisas é uma forma divertida e natural de aprender matemática sem que os miúdos tenham de usar o caderno de exercícios.

3. Mais organizados
A capacidade de organização é colocada à prova durante a preparação de uma refeição. Reunir os ingredientes, alinhar utensílios ou planear o tempo para a refeição estar pronta a horas são ferramentas úteis para aprender a pensar e organizar o futuro próximo.

4. Trabalho de equipa
Ao dividir tarefas na cozinha, as crianças estão a exercitar a capacidade de trabalhar em grupo e fazer parte de uma equipa.

5. Aula de ciências
Uma refeição tem várias fases e processos que podem ser ensinados de forma divertida. Os diferentes estados físicos (gasoso, líquido e sólido), o crescimento dos alimentos, as alterações de consistência e aspeto durante a cozedura, ou os processos de fermentação e fervura, por exemplo.

6. Coordenação motora
Picar, misturar, bater, triturar, cortar, enrolar (entre outros) ajuda a desenvolver a coordenação motora.

Ganhe prémios a Brincar na Cozinha com a TEKA