Qual o prazo de validade das coisas lá de casa?

De certeza que já se questionou de quanto em quanto tempo deveria trocar os objetos da casa. Deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar a avaliar essas substituições.

Já parou para pensar com que frequência deve substituir os objetos da sua casa? Não porque já não gosta deles, ou porque não estão na moda, mas porque o prazo de validade já foi excedido? Bom, há muitos detalhes que deve ter em consideração: a idade, se está danificado e pode ter arranjo, o valor do possível conserto e substituição e, principalmente, a eficiência do uso quanto ao gasto de energia.

De seguida, por divisões, apresentamos-lhe alguns exemplos de bens comuns à maioria dos lares, que devem ser substituídos de tempos em tempos. Eletrodomésticos cuja eficiência diminui e já não compensa e outros que podem representar um risco para a nossa segurança e até saúde, se não forem renovados.

No quarto

Colchão: troca a cada sete anos

Com que frequência limpa o colchão? A validade deste objeto e de vários outros desta lista depende muito da limpeza feita de maneira apropriada. Experimente aspirar o colchão sempre que mudar a roupa de cama – uma maneira rápida e fácil de retirar o pó, mas, acima de tudo, de fazer desaparecer os ácaros!

Almofadas / Travesseiros: a cada dois anos

Assim como acontece com os colchões, as almofadas e os travesseiros são o lugar ideal para proliferação de ácaros. Por isso, é necessário ter atenção à limpeza, principalmente se for uma pessoa propensa a alergias. Não é necessário substituí-los antes dessa data só porque eles não estão tão macios como quando os comprou.

Edredão: a cada cinco anos

É importante trocar o edredão a cada cinco anos. Lembre-se também de lavá-lo, no mínimo, a cada troca de estação.

Na casa de banho

Toalhas: de dois a três anos

Com o passar do tempo, as toalhas não só passam a acumular mais bactérias – algumas delas até desenvolvendo um odor permanente – como perdem capacidade de absorção. Vale a pena trocá-las a cada dois ou três anos.

Tapetes: a cada dois anos

Os tapetes sofrem mais com a sujidade e a humidade do que as toalhas. Vale a pena trocá-las a cada dois anos.

Na cozinha

Caixas: de dois a cinco anos

Sim, as caixas plásticas têm validade (mesmo se conseguir passar três anos sem perder a tampa de uma delas). Também é importante substituir as caixas quando estão estragadas, com arranhões ou rachadelas, favoráveis para a proliferação de germes. Ou seja, mantê-las seria contraprodutivo, já que eles servem para proteger e conservar os nossos alimentos.

Micro-ondas: a cada dez anos

Os alimentos demoram mais para aquecer? O aparelho tem feito alguns barulhos estranhos? O motor do micro-ondas pode estar queimando, um sinal de que está a chagar a altura de investir noutro eletrodoméstico.

Forno e fogão: de dez a quinze anos

Não espere todas as bocas do fogão entupirem e o forno parar de funcionar antes de decidir comprar um novo. Deve vigiar sempre produtos como estes que envolvem fogo, eletricidade ou gás.

Arca frigorífica / congelador: a cada dez anos

A função das arcas frigoríficas e dos congeladores é conservar os alimentos. Por isso, ambos os aparelhos devem estar sempre com a manutenção em dia.

Máquina de lavar louça: de oito a dez anos

Para evitar surpresas, como louça suja mesmo depois de a ter posto a lavar, substitua esse eletrodoméstico a cada oito ou dez anos.

Máquina de lavar e secar roupa: de oito a 12 anos

Pode estender a vida desses eletrodomésticos limpando-os regularmente. Mas preste atenção à tubagem dos aparelhos. O acumular de fibras como algodão nestas partes das máquinas pode causar incêndios.

Na sala

Almofadas decorativas: de dois a quatro anos

O tempo de substituição de objetos como almofadas varia muito, dependendo do uso, do desgaste e do material de que são feitas. Se as aspirar a cada quatro meses e se as lavar quando se sujam vão durar mais.