Praias: há 45 paraísos para descobrir de forma interativa

Férias e sol rimam com praia. E nem tem de ser a mais próxima de casa. De norte a sul de Portugal, há dezenas de locais à beira mar plantados que prometem surpreender. Se já conhece a Praia de Matosinhos e a beleza e tranquilidade de São Pedro de Moel, há inúmeras sugestões que completam o roteiro de verão.

Perca-se, por exemplo, no areal das Adegas, a sul da Praia de Odeceixe, ou surpreenda-se com as ondas gigantes da Praia da Nazaré, considerada uma das dez melhores do país pelos utilizadores do Tripadvisor. A paisagem a perder de vista das falésias da Praia da Ursa, em Sintra, é outro convite endereçado pela própria natureza.

Sem esquecer, claro, um dos recortes mais belos da Costa Vicentina, a harmoniosa Praia da Arrifana. De seguida, aventure-se por outras paragens ibéricas, de Formentera, a mais pequena das ilhas Baleares de Espanha, no mar Mediterrâneo, a La Graciosa, mesmo ao lado de Lanzarote, conhecida como a ilha de onde ninguém quer sair.

Deliciado com este roteiro imaginado em poucos segundos? Se já marcou férias, pode passar à ação. Para espicaçar os espíritos mais aventureiros, “El Viajero”, guia de viagens do jornal espanhol “El País”, lançou um mapa interativo no qual desafia os veraneantes a descobrirem as 450 melhores praias de Portugal e de Espanha.

A proposta é simples: se está de férias, consulte esta ferramenta e, em poucos cliques, descubra o seu areal de eleição, ao longo de quase nove mil quilómetros de costa. Basta escolher uma das praias destacadas e consultar a informação que lhe está associada.

Outro aspeto curioso: o mapa interativo também permite pesquisar as condições meteorológicas na praia escolhida. Clicando em “Consultar tempo”, tem-se acesso a dados como a temperatura ambiente e da água, nível máximo de radiação ultravioleta, horários das marés, vento e ondas. O que lhe falta para descobrir o seu próprio paraíso?