O som perfeito da rolha do espumante? A ciência descobriu-o

O segredo está na temperatura de conservação da garrafa. Eugenia Cheng, professora universitária britânica, criou uma fórmula matemática que permite alcançar o som ideal da rolha na abertura de um espumante. Aquele som característico, aquele «pop» da rolha de cortiça.

Receita? A garrafa de espumante deve ser arrefecida para 6,7 graus e a força para fazer saltar a rolha de cortiça deve ser reduzida. Temperatura e pressão manual e tudo acontece. Tendo em atenção que um frigorífico vulgar apenas esfria uma garrafa a 11 graus, o espumante precisa de ser arrefecido num balde de gelo durante 40 minutos.

O som ideal foi descoberto usando um software de computador, conhecido como análise espetral, para analisar o «anel» que ele produz. E a pesquisa revelou que o «anel» mais desejável de uma rolha de cortiça pop está num nível constante entre 8.000Hz e 12.000Hz, denominado «brilho» por engenheiros de som.

Este intervalo atrai o ouvido humano já que a frequência constante cria sons comparáveis ao canto dos pássaros, enquanto os lançamentos com intensidade de frequência flutuante causam ruídos bruscos, tal como pregos num quadro de ardósia.

Temperatura e pressão manual são os ingredientes desta fórmula que alcança o som ideal de uma rolha ao sair de uma garrafa.

A fórmula para o «pop» perfeito está então criada. «O som de uma rolha de cortiça a saltar da garrafa é indubitavelmente associado à celebração, mas há uma disputa sobre se um pop deveria ser alto e borbulhante, ou quieto e reservado, e fiquei intrigada ao ver o que a matemática nos poderia dizer sobre isso», adianta a cientista citada num comunicado da APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça.

«O som da rolha de cortiça a saltar de uma garrafa de espumante é especial e único e que deve ser celebrado. A investigação da Dra. Cheng é fascinante e esperamos que muitas pessoas se divirtam a criar o pop perfeito durante esta época festiva», refere João Rui Ferreira, presidente da APCOR.

Recorde-se, a propósito, que a Universidade de Oxford realizou, há cinco meses, um estudo cujos resultados demonstraram que os participantes consideraram que o vinho tem melhor qualidade (+15%) depois de ouvirem o som da rolha de cortiça ao abrir uma garrafa de vinho.