De raça portuguesa, com certeza

Existem várias raças de bovinos, ovinos ou suínos surgidas em Portugal, que entretanto já receberam Denominação de Origem Protegida pela União Europeia.

São disso exemplo a carne de bovino mertolenga (de origem em Mértola, no Alentejo), barrosã (criada nas serras do Minho), arouquesa (com origem em Arouca, um dos destaques do turismo naquela zona), ovino merino branco (vinda do sul de Portugal, é uma ovelha especialmente lãzuda), entre outros.

Foram as condições de criação destas raças que as tornaram distintas para a União Europeia, nomeadamente o facto de serem produzidas em sistema extensivo, com acesso a pastagens naturais e forragens, como feno e palha. Mas não é fácil, para os produtores portugueses, garantir sempre o melhor ambiente para a produção de animais, já que muito depende do que não podem controlar: as condições climatéricas, por exemplo, são um fator preponderante, e um ano como o que estamos a atravessar, de ausência de pluviosidade, é particularmente desafiante para os produtores portugueses.

Não é fácil, para os produtores portugueses, garantir sempre o melhor ambiente para a produção de animais, já que muito depende das condições climatéricas.

Num esforço por apoiar os criadores de gado em Portugal, o Clube de Produtores Continente inclui vários produtores individuais e agrupamentos de produtores de gado de raça portuguesa, que são acompanhados diariamente pelos gestores e especialistas desta cadeia, de norte a sul do País. É desta forma que o Continente garante que às suas lojas chega carne da melhor qualidade e sabor.

Três raças bovinas portuguesas
Percorra a galeria de imagens clicando sobre as setas.

Saiba mais sobre uma das raças bovinas DOP portuguesas: a vitela mertolenga.

Saiba mais sobre os alimentos que lhe fazem bem em