Estas são as coisas mais estranhas que vai comer em 2018

Texto de João Tomé | Fotografia de Shutterstock

O fim do ano avizinha-se e com ele chegam as inevitáveis listas de tendências para 2018. As que envolvem comida são sempre irresistíveis. No início desta semana, foi a Whole Foods a revelar as suas previsões.

No ano passado, a cadeia de supermercados norte-americana especializada em produtos naturais, apontava o côco, as massas alternativas (noodles feitos de lentilhas ou quinoa) ou os produtos roxos como bagas de sabugueiro, arroz negro ou açaí como tendências relevantes em 2017.

Este ano há especialistas a apontar as chamadas poke bowls (uma sopa havaiana repleta de ingredientes saudáveis e frescos) como uma tendência em crescimento no próximo ano.

A Whole Foods reuniu informação vinda dos especialistas da própria empresa e de clientes da indústria alimentar para chegar às seguintes conclusões, onde não faltam influências florais, vegetais e os chamados pós wellness a entrarem em bebidas como chás ou smoothies.

  1. Flores com todos
    O uso de flores comestíveis para decorar bolos é já convencional, mas a previsão é que em 2018 os sabores florais cheguem à comida de outra forma. As chamadas flores de sabugueiro, mais utilizados em chás, ou a planta de lavanda (mais conhecida por alfazema) vão passar a entrar nas refeições. A Whole Foods prevê um aumento nos sabores com inspiração floral e botânica.
  2. Superpós
    Vem do inglês superpowders e não, não dão superpoderes, mas ajudam a manter o corpo saudável. O conceito de substâncias ou pós adaptogéneas (adaptogenic powders) não é novo (na verdade vem de costumes culturais ancestrais) mas tem ganho fãs mais recentemente. O mais conhecido chama-se ashwagandha e tornou-se célebre por ser utilizado como smoothie diário por Gwyneth Paltrow, mas há também o chamado matcha, turmeric e maca, tudo nomes peculiares. Servem para fazer bebidas como chás ou smoothies e há quem defenda que protegem a pele ou ajudam no tratamento do cancro.
  3. Mais cogumelos
    Nem toda a gente gosta de cogumelos, mas a moda no próximo ano promete ser cogumelos sob a forma de pó, que pode depois servir numa infusão de café. Confuso? É a nova moda. Há certas variedades de cogumelos que há muito são usadas em suplementos de dietas para ajudar a reforçar o sistema imunitário ou aumentar os níveis antioxidantes. Tipos de cogumelos como reishi, chaga ou cordiceps podem servir de infusões para café, chocolate, caldos e chás. Além de poder comer ou beber estes cogumelos, alguns também já são usados em sopas e produtos para o cabelo, de acordo com a Whole Foods.
  4. Sabores do Médio Oriente
    Hummus e falafel já são bem conhecidos no ocidente mas há outros sabores do Médio Oriente dignos de serem estrelas. A empresa acredita que as influências persas, israelitas, marroquinas, libanesas e sírias vão estar em alta por todo o lado. Especiarias como harissa, cardamomo e za’atar e ingredientes como tahini, compota de tomate e halloumi vão estar mais presentes.
  5. Comida processada baseada em plantas
    A previsão é que o próximo ano traga mais tipos de comida cientificamente alterada baseada em plantas. Pode contar com sabor a bife num concentrado de plantas variadas, por exemplo. Os hambúrgueres vegetarianos podem parecer-se, assim, cada vez mais, com os de carne real ou sushi que usa tomate em vez de atum. É de esperar que surgem maior variedade de leite de nozes e melhores e mais saborosas sobremesas sem laticínios. As novas tecnologias permitirão também usar novas formas de processar ingredientes em comida que sabe a batatas fritas, embora mantenham baixos registos de sódio e gordura. Em 2018, vão chegar produtos como wraps de alface ou de farinha de côco, em vez da habitual tortilla.
  6. Aproveitar comida
    O desperdício de comida está em declínio e o aproveitamento de comida deverá passar moda a ser em 2018 (felizmente). Os vegetais vão passar a ser usados na totalidade nas refeições, do pé à cabeça. Os chamados coutos ou folhas de produtos como cenouras não precisam de ir para o lixo e há várias receitas para poder aproveitá-los. Mesmo os restos de melancia podem ser rentabilizados.
  7. Bebidas com bolhas e plantas
    A Whole Foods acredita que as bebidas gaseificadas sem açúcar vão continuar na moda mas com um twist: haverá cada vez mais opções com plantas, incluindo cervejas gaseificadas.